Os 10 maiores erros que um homem faz ao acordar
Partilhar
0 Partilhas
Clique para ver mais...

Créditos da Imagem Autor:

Levantar já depois da hora, ir a correr para o trabalho ainda com a gravata sem nó, com um cordão desapertado, barba mal feita e café na mão? Sim, já aconteceu a todos. Ou pelo menos algo semelhante.

O facto é que a vida agitada, hoje em dia, fazer com que acabemos por não ter tempo para tudo o que queremos e, por vezes, descuramos alguns princípios básicos do nosso despertar matinal que podem ter repercussões no resto do dia. Aqui ficam alguns exemplos do que deve fazer para evitar situações como estas.

1. Acorde à hora marcada

Provavelmente a parte mais penosa do nosso dia de trabalho começa quando ouvimos o despertador. Estamos no conforto do leito, ainda com sono, e temos de levantar para ir trabalhar. Duro! Para além disso o nosso sonho é interrompido pelo zumbir absurdo do despertador. Horrível!

Um truque é tentar regular o nosso relógio biológico para determinadas horas: por exemplo, deitar todos os dias a uma determinada hora e acordar à hora definida. Dessa forma, o nosso corpo habitua-se de forma regular aquelas horas de sono, fazendo com que o despertar seja feito de forma natural, muitas das vezes nem necessitando do despertador (mas por via das dúvidas, não descure a sua utilização).

2. Hidtrate-se

Um erro comum é ingerir café mal se levanta da cama. Errado! O café, embora seja necessário e estimulante, desidrata o organismo que esteve parado durante 6 a 8 horas, durante o sono. Para evitar esse mal, e devido às propriedades benéficas derivadas da hidratação constante do organismo, beba um copo de água logo de manhã, em jejum. O organismo assimila rapidamente e prepara o metabolismo para a ingestão de mais nutrientes.

3. Hidrate também o rosto

Custa, principalmente no Inverno, mas o nosso rosto é a nossa imagem, a nossa marca. A sua pele precisa de hidratação e revitalização. É essencial que utilize água fria (de preferência) ou tépida e um bom produto para lavar o rosto sem o secar demasiado (NUNCA use sabão normal). Aplique um creme hidratante no final.

4. Faça alongamentos

É uma ideia que passa pouco pela cabeça dos homens, mas fazer uma pequena sessão de alongamentos no inicio da manhã pode fazer milagres pela sua saúde, aumentando a sua flexibilidade. Saiba como o fazer, de acordo com as suas necessidades, neste outro artigo.

5. Não saia de casa sem tomar o pequeno-almoço

Um dos erros mais comuns: sair de casa sem comer absolutamente nada, ou dirigir-se para a pastelaria ou café  mais próximos antes do trabalho. Tomar o pequeno-almoço em casa sai mais barato. Ok, se este argumento não o convenceu, tente este: é mais saudável – evita gorduras, açucares a mais ou fritos. E sem pequeno-almoço o seu organismo funciona mal e assimila, mais tarde, nutrientes em excesso para compensar a falta daquela refeição.

Um copo de leite ou um iogurte, uma peça de fruta, uma torrada com pouca manteiga, uma taça de cereais (tenha atenção ao excesso de açucares), são alguns exemplos de uma refeição matinal rica e equilibrada.

6. Não exagere na cafeína

Claro que custa abrir os olhos depois de tantas horas no escuro. E, sim, é difícil raciocinar direito logo ao acordar. Precisa de café para começar o dia? Sem problema, mas não abuse.

Durante a manhã não tome mais do que duas (2) xícaras de café. Uma no inicio do dia de trabalho e a meio da manhã (por exemplo). A dependência da cafeína, causada pelo seu consumo excessivo, causam picos  descendentes de produtividade e atenção causados pelos efeitos nocivos que a sua ausência tem no nosso organismo.

7. Escove os dentes

Parece um conselho básico, não parece? Mas o facto é que sabemos que a pressa é inimiga da perfeição e o acordar repentino faz com que muitos homens descurem os cuidados mais básicos como escovar os dentes. Para além de estar a melhorar a sua saúde oral, está a melhorar a sua aparência e a evitar que o seu hálito faça “magia (negra)”, afastando-o das outras pessoas.

8. Faça a barba com tempo

Quer seja raspar a barba na sua plenitude, ou apenas aparar os pelos, é necessário tempo para o fazer. Já aqui o dissemos e não cansamos de repetir: o seu rosto é a sua imagem e a sua marca. Se tiver pouco cuidado consigo, o que é que isso indica sobre o seu profissionalismo? Pois, nunca tem tempo para nada. Siga aqui também, os nossos conselhos para um barbear apurado. São 10 minutos por dia que fazem maravilhas para as restantes horas do dia.

9. Nunca saia de casa sem ele: desodorizante

Chegar ao trabalho com um cheiro mau já é…bem, é mau! Imagine o quanto piora ao longo do dia. Mau demais! Use um desodorizante que aguente mais de 12 horas (existem muitos no mercado e, alguns, garantem capacidade de aguentar 24 horas). Ninguém gosta de se sentir incomodado com odores indesejáveis e você não tem de ser o causador desse problema.

10. Planeie e organize o seu dia

Escreva, todas as manhãs, aquilo que planeia fazer durante o dia e esquematize o seu horário de trabalho. De uma forma mais organizada, não vai deixar tarefas por fazer, vai saber exatamente como dividir o seu tempo e vai conseguir diminuir o Stress. Para além disso exercita e prepara o seu cérebro para o resto do dia, e fica com uma maior noção de onde o seu tempo é despendido – o que aumenta a sua produtividade.

Agora, com estes conselhos, mude a sua manhã e mude a sua rotina. Consiga melhores resultados e viva melhor.

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades por email!