6 dicas para evitar o mau hálito
Partilhar
0 Partilhas
Clique para ver mais...

Créditos da Imagem Autor:

Uma das situações socialmente mais embaraçosas é o mau hálito, quer seja para beijar, quer seja para conversar, é sempre uma situação que muitos têm de lidar. Tratar do mau hálito depende sempre do que o causa. Na maioria dos casos é devido a algum problema relacionado com a boca. Mais frequentemente não é nada mais do que uma boca mal limpa.

Porque surge o mau hálito

A placa é a película de bactérias que se forma constantemente na sua boca, e é normalmente responsável pelo mau hálito. Outros problemas dentários que também provocam mau hálito são as cáries e os problemas de gengivas.

Por vezes o mau hálito surge devido a algum problema com os pulmões, problemas gastrointestinais, ou devido a alguma infeção no corpo. Os odores fortes como o alho, cebola, tabaco, álcool entram na corrente sanguínea e são exalados pelos pulmões, provocando um exalar de mau hálito.

Outro problema que pode causar o mau hálito são os diabetes que dão ao hálito um odor químico.

Saiba como evitar o mau hálito.

Mantenha a boca limpa

Manter a boca limpa é essencial para manter um hálito fresco. Isto significa escovar a boca depois de cada refeição, e pelo menos uma vez por dia usar fio dental. Os pedaços de comida ficam presos entre os dentes e as gengivas juntamente com as bactérias e apenas podem ser removidos com a escovagem e com o fio dental. Se deixar esses resíduos na boca eles acabarão por se degradar.

Limpe a sua língua

­Limpar a língua é essencial para prevenir o mau hálito. A língua acumula bactérias e essas bactérias não contribuem para um hálito fresco. Ao escovar os dentes não se esqueça de escovar também a língua. Se preferir pode fazê-lo com um raspador de língua, que terá um resultado ainda melhor.

Salive

A saliva tem várias funções e uma delas é manter a boca limpa. Uma boca seca, rapidamente se torna numa boca com mau hálito. Sabe porque tem mau hálito pela manhã? É devido à pouca produção de saliva durante a noite. A saliva é essencial para manter a boca limpa, porque tem uma ação antibacteriana, e limpa a boca de partículas de alimentos.

Enxague a boca

­Se não faz mais nada, pelo menos enxague a boca com água depois das refeições. Ao fazer isto irá estar a eliminar grande parte dos restos de comida que ficam depositados na boca, provocando mau hálito. 

Mastigue ervas aromáticas

Mastigar salsa ou hortelã não cura o mau hálito, mas o odor destas ervas ajuda a neutralizar o mau hálito temporariamente.

Coma para o hálito

As comidas que ajudam a eliminar a placa bacteriana também ajudam a diminuir o mau hálito. Alimentos como cenouras ou aipo são excelentes para este efeito. Evitar comidas muito condimentadas ou com cebola e alho, álcool e tabaco também poderá ser uma boa ajuda.

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades por email!

Cromossoma Y