8 passos para uma pele perfeita
Partilhar
0 Partilhas
Homem cara

Créditos da Imagem Autor:

Se ainda não ultrapassou o conceito antiquado que coloca os homens e os produtos cosméticos em direcções opostas, está na altura de o fazer. O que mais importa são os resultados e, se aos 20 a pele requer uma simples manutenção diária, aos 30 já necessita de um esforço redobrado para travar o aparecimento das rugas. Embora as linhas do tempo sejam difíceis de evitar a partir dos 40 e 50, é importante não descurar os cuidados diários da pele, para assegurar o seu aspecto saudável e jovem. Elas também agradecem…

  1. Tipo de pele: antes de embarcar na aventura que é comprar produtos cosméticos, é importante saber, ao certo, qual é o seu tipo de pele. Seca (pele que descama facilmente, sensação de pele esticada); oleosa (ao passar um dedo na pele consegue sentir e retirar a oleosidade; presença de acne); ou mista (uma mistura de pele seca e oleosa, sendo normalmente oleosa na zona da testa, nariz e queixo e seca no resto do rosto)? Reconhecido o território, é mais fácil escolher os melhores produtos para a sua pele em particular, caso contrário pode optar por algo demasiado abrasivo ou pouco forte para as suas reais necessidades. 
  2. Limpar: se há um passo crucial no tratamento da pele masculina é a limpeza e não, não estamos a falar do duche diário, mas sim dos produtos especificamente concebidos para limpar a fundo cada centímetro da pele. Guarde o sabonete ou gel de banho exclusivamente para o corpo e invista num bom gel facial para lavar diariamente o rosto, de preferência no final do dia. Os homens têm poros bastante dilatados, o que favorece a acumulação de todo o tipo de sujidade, óleo e resíduos (basta pensar nos sítios por onde passa diariamente!). Se não houver uma limpeza facial diária, isso vai reflectir-se, ou seja, os poros irão incentivar o aparecimento de borbulhas e outras irritações… garantimos-lhe que não vai gostar daquilo que verá no espelho.
  3. Esfoliar: para aqueles menos familiarizados com este termo, a esfoliação é uma limpeza luxuosa, mais profunda, que deve ser efectuada pelo menos uma vez por semana ou então sempre que sentir que a sua pele pede para ser rejuvenescida. Um esfoliante tem uma textura granulada que, ao ser suavemente esfregada na pele, penetra no interior dos poros para retirar toda a sujidade que a limpeza diária não consegue alcançar. Para além de tornar a pele mais suave, também amacia os folículos capilares, o que tornará o acto de fazer a barba menos doloroso e irritante.
  4. Hidratar: claro que com toda a limpeza e esfoliação semanal, acrescidas pelas vezes que faz a barba, a verdade é que, se não hidratar a pele, ela vai tornar-se mais seca do que as folhas de Outono. Um bom creme hidratante é exactamente aquilo que precisa depois de todas as agressões diárias, de fazer a barba e até do ritual de limpeza e esfoliação que, tudo junto, pode acabar por ressequir a pele. Aplicado de manhã e à noite é a garantia de uma pele espectacular, todos os dias.
  5. Proteger: não deve ser a primeira vez que alguém lhe diz que colocar protector solar sempre que estiver de papo para o sol é fundamental… no entanto, se nunca deu ouvidos, está na hora de ouvir e bem. Um dos principais culpados do aparecimento precoce de rugas é a exposição solar excessiva, por isso, sempre que estiver ao ar livre, protege-se com um creme de índice SPF elevado. Para proteger o rosto, nada como comprar um creme hidratante com SPF incorporado (sim, existe!) e é o 2-em-1 perfeito para a Primavera/Verão.  
  6. Zonas sensíveis: no rosto masculino existem duas zonas particularmente sensíveis e que requerem cuidados redobrados – os olhos e os lábios. Os olhos são os primeiros a queixarem-se da noite mal dormida ou dos copos a mais, e reflectem quase todas as nossas expressões faciais, daí não ser surpreendente que as rugas possam aparecer no contorno do olho quase de um dia para o outro. Coloque um creme para os olhos na sua lista de compras e passe a usá-lo todos os dias. Se pensa que o batom de cieiro está exclusivamente reservado às mulheres, pense outra vez! Não estamos a dizer que tem de andar por aí a pôr “batom” com recurso ao espelho retrovisor do seu carro, mas antes de sair de casa ou de se deitar, é um gesto que deve passar a constar no seu ritual de beleza. Além do mais, nunca ouvimos nenhuma mulher queixar-se de lábios macios, agora o contrário…
  7. De cima a baixo: embora o rosto seja o passaporte para a terra prometida de qualquer homem, não se pode dar ao luxo de se esquecer do resto da pele. Todos os passos acima descritos também se aplicam do pescoço para baixo, com a mesma quantidade em termos de dedicação e a mesma qualidade em termos de produtos cosméticos. Na hora de ela o ver apenas de boxers e com uma pele suave e sensual, vai certamente agradecer-nos…
  8. Alimentos aprovados: a pele é, não raras vezes, um reflexo do interior do organismo, sendo assim directamente influenciada pelos alimentos que enchem o seu prato. Sabia que existem alguns alimentos melhores para a pele do que outros? Anote e faça as alterações necessárias à sua dieta, a bem daquele que é considerado o maior órgão do corpo humano. A pele pede alimentos como: H2O, chá verde, frutos secos, batata-doce, cenouras, tomates, espinafres, abacate, ovos, atum enlatado, salmão, romã, chocolate preto…

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades por email!

Cromossoma Y