Acne no homem: prevenir e tratar
Partilhar
45 Partilhas
Acne na face

A acne é um problema existente em diferentes idades e não só quando se é adolescente. Muitos homens adultos sofrem deste problema. Enquanto 75% dos adolescentes sofrem de acne durante quarto ou cinco anos, os outros 25% continuam a sofrer de acne na idade adulta.

Acne

A acne pode ter diversas causas, mas no geral é uma disfunção hormonal da pele, em que as glândulas sebáceas produzem mais óleo do que o necessário, resultando numa inflamação visível, uma borbulha. Existem dois tipos de “borbulhas” ou “espinhas”: as pretas que resultam num bloqueio do canal do pêlo que faz com que se acumule óleo que vai endurecendo; e as de ponta branca que ocorrem na parte sebácea do folículo, produzindo uma ponta branca.

Sabonete e creme hidratante

O sabão, o creme hidratante e todos os produtos que usa na sua face podem afectar a acne. Lavar a face demasiadas vezes ou esfregar demasiado a face pode parecer uma boa ideia, mas isso só irá irritar mais a face despoletando mais acne. O ideal é lavar a face duas vezes ao dia, de manhã e à noite com um produto especial para tratamento da acne. O produto deve ser um não-gorduroso, especial para manter controlada a formação de gordura da pele, evitando assim entupir os poros.

Barbear

O barbear por si só não causa acne, se for usada a lâmina e o creme de barbear apropriado, para evitar a irritação da pele. Use uma lâmina nova, e um gel de barbear de excelente qualidade para um bom resultado e para manter a pele pouco irritada.

Stress

O stress é um dos causadores da acne, pois o stress pode levar o corpo a produzir um excesso de hormonas. Se tem um trabalho stressante, ou uma vida agitada, com poucas horas de sono, é muito provável que a sua acne tenha grande origem no seu estilo de vida. Mantenha o nível de stress controlado, mantendo a sua acne também controlada.

Espremer

Resistir a espremer uma borbulha é uma missão quase impossível, mas nunca o deve fazer. Espremer as borbulhas não ajuda a diminuir a acne, só ajuda a aumentar o problema. Espremer pontos negros, só faz com que eles fiquem inflamados, causando uma pequena infecção local. Espremer as borbulhas só fará com que dissemine os germes e a infecção pela restante pele, resultando numa vermelhidão e infecção na zona circundante. As mãos e especialmente as unhas contêm muitas bactérias que em contacto com as borbulhas providenciam um festim às bactérias fazendo crescer ainda mais borbulhas. No final, para além da infecção causada, ficará com mais uma cicatriz.

Cicatrizes

Para algumas pessoas as borbulhas são fontes de cicatrizes. O factor determinante é o tipo de infecção que a borbulha tem; quando a borbulha tem uma inflamação bastante profunda, ela pode deixar cicatriz, daí que se deve procurar tratamento o mais rápido possível para evitar que as borbulhas se tornam em grandes inflamações.

Acne na face e corpo

Não existe qualquer diferença entre a acne da face e a que aparece no restante corpo como no peito ou nas costas. A acne do corpo pode ser tratada exactamente da mesma maneira que a da face. Podem-se usar os mesmos produtos que se usam para tratar a face.

Tratamento

Arme-se com cremes antiacneicos: use cremes não-gordurosos. Limpe a sua face duas vezes por dia. Faça esfoliação duas vezes por semana e evite alimentos fritos, ou com pouca qualidade. Opte por uma alimentação saudável, durma bem e evite o stress. Tudo isto são procedimentos básicos para evitar a acne.

Dicas

  • Evite o excesso de esfoliação, pois pode levar à produção de mais gordura; faça esfoliação duas vezes por semana para eliminar as células mortas da pele.
  • Use um bom tónico, antes de se deitar embeba uma bola de algodão no tónico e passe-a na face, isto ajudará a eliminar o excesso e gordura da pele durante a noite.
  • Use produtos que removam as bactérias da pele; use produtos que contenham Peróxido de Benzoíla; passe o produto na região afectada passando de seguida essa zona por água; este procedimento pode levar à secura da pele, e a uma vermelhidão da zona onde e aplicado.
  • Evite o cabelo sobre a face; o cabelo – especialmente o oleoso - sobre a face não ajuda nada a quem tem acne, pois ajuda a proliferação das bactérias; opte por prende-lo ou por um corte mais curto, especialmente se não quiser borbulhas na testa.
  • Faça exercício regularmente; o exercício ajuda a reduzir o stress e aumenta a circulação sanguínea, ajudando a prevenir a acne.
  • Não coloque as mãos na cara; desinfecte as suas mãos antes de as levar a cara para fazer algum tratamento, colocar creme, ou mesmo barbear; as mãos têm muitas bactérias que ajudam ao aumento da inflamação das borbulhas.
  • Mantenha a pele hidratada com um creme hidratante não-gorduroso; uma pele pode ter muita gordura e não estar hidratada; uma pele hidratada significa uma pele com água e com os nutrientes essenciais que a mantém saudável, não significa uma pele com gordura, ao contrário do que é hábito assumir.
  • Não use nem agua muito fria, nem agua muito quente para lavar a pele, pois a água muito quente ou muito fria irrita a pele, mesmo que esteja a usar um produto apropriado para a limpar.
  • Evite locais quentes ou húmidos; a humidade e os locais mal ventilados como a cozinha ou a casa de banho são excelentes para aumentar a infecção das borbulhas.
  • Beba pelo menos 1 ½ de água por dia para manter a pele hidratada e em boas condições.

Consulte um dermatologista

Deve sempre consultar um dermatologista, ele saberá identificar o seu problema e receitar o tratamento indicado. Muitas vezes os medicamentos que se tomam para o tratamento da acne fazem com que de repente a sua pele comece a ficar com mais borbulhas, pois tendem a provocar o surgimento de borbulhas - especialmente as que ainda não tinham rebentando - , para que a pele se regenere mais rapidamente. Normalmente necessitará de uma a duas semanas para começar a ver realmente resultados.

Mantenha a rotina

Muitos tratamentos à acne demoram algum tempo a produzir efeito - de duas a oito semanas, até surgir algum resultado significativo -, por isso deve ser paciente e não falhar nem desistir do tratamento. Mal começar a ver-se livre da sua acne, não deixe de fazer o tratamento; deverá continuar a manutenção da sua pele para a acne não voltar.

 

Cromossoma Y