Aprenda a cozinhar antes que seja tarde demais!
Partilhar
0 Partilhas
Cuidado homem na cozinha!

Créditos da Imagem Autor:

Cozinhar parece complicado, mas logo que aprenda a fazê-lo parecerá a coisa mais simples do mundo!

Meus caros, o fogão não é um instrumento vindo de outro planeta com o poder de nos transformar em meios homens, caso decidimos dar-lhe algum uso! E se estiver a pensar que: “Afinal também quem é que tem tempo de cozinhar? Cozinhar leva tempo, e há sempre algo de mais interessante para fazer...” desengane-se, pois cozinhar pode ser um novo mundo que lhe trará muitas vantagens.

O fenómeno mais estranho que tem vindo a surgir é o facto de quando se faz um zapping e lá se passa por aquele chefe de cabelos loiros que parece que está a correr uma maratona (mas não! ele está mesmo a cozinhar), e o prato que ele está a confeccionar até parece algo que o estômago pareça sentir falta, e aí pensamos... e, se... talvez... experimentasse fazer o mesmo? Depois de até se experimentar fazer qualquer coisa, mais tarde podemos dar por nós a ver religiosamente o programa do Chef loiro em maratona, e a tentar reproduzir aquela estranha coisa chamada de comida que pelos vistos não surge só do take-away nem dos restaurantes e um flambé ou um salteado começam a ser palavras que entram no dicionário verbal.

E para que a coisa ainda fique mais urgente, o cozinheiro loiro, que até no Oprah Show já é júri, famoso entre meninas e senhoras, que é bem conhecido por conseguir levar a sua avante, lançou um repto onde diz que a melhor forma das mulheres levarem um homem a cozinhar é fazerem greve de sexo! Bem, se ele já conseguiu que na Inglaterra se mudasse o sistema de alimentação nas escolas públicas, imagino que de seguida comecemos a ter mulheres em greve sexual à espera que um homem seja um cozinheiro de mão cheia. O melhor é  começarmos a tomar conta das rédeas da cozinha, se não qualquer dia estamos à míngua e não é de comida...

Para que um homem se aventure na cozinha também não tem necessariamente de ser uma telenovela. Nas primeiras vezes os nervos podem levar a melhor, mas depois é como tudo que se quer muito e se consegue; afinal não é um prato de esparguete à bolonhesa que nos assusta!

Ficam então algumas dicas para se lançar na arte da cozinha:

Veja programas de TV

A melhor forma de aprender a cozinhar é ver fazer. Começar a ver alguns programas de TV onde se ensina a cozinhar é a melhor forma de começar. Claro está, que se conhecer alguém que saiba cozinhar bem ou por acaso tenha um amigo chefe de cozinha, idealmente deverá de aprender com ele. Peça-lhes dicas e formas de começar a dar os primeiros passos na cozinha.

Pergunte as receitas nos restaurantes

Costuma ir a um restaurante com pratos ao seu gosto; ou que saliva só de pensar numa especialidade desse local? Então do que está à espera? Pergunte a receita, pegue no telemóvel e filme o chefe desse local - caso ele se disponha a mostrar-lhe como se faz o prato. Em casa é só repetir.

Procure sites de Internet que ensinam “como se faz”

Um bom exemplo é o startcooking.com . Este site ensina como se cozinha: tem tudo, inclusive como fazer as coisas mais básicas como cortar uma maçã. No Youtube também existem inúmeros canais e vídeos que ensinam a cozinhar passo a passo; pode também subscrever esses canais.

Frequente um curso de culinária

O que é que mais gosta de comer? Comida italiana, sushi, indiana, comida portuguesa, brasileira? Então procure um curso de culinária na sua zona e comece a aprender. Estes cursos são óptimos não só para aprender a cozinhar mas também para conhecer algumas donas de casa ... desesperadas e não só.

Saiba quais os ingredientes que necessita

Se o seu frigorífico grita por eco, então está na hora de ir às compras. Mas antes de ir às compras saiba quantas vezes pretende cozinhar e o que pretende cozinhar, bem como quais as quantidades necessárias para o fazer. Faça uma lista e vá às compras.

Comece por receitas fáceis

Nem sempre é necessário um forno ou fogão para cozinhar. Aproveite o que o supermercado lhe dá. Pegar numa lata de feijão verde, adicionar tomate em pedaços, uma lata de atum, um pouco de alho picado e azeite e poderá ter uma refeição sem ter de recorrer ao fogão. Isto é uma óptima forma de começar a aprender a temperar e a ter a noção das quantidades. Cozer um pedaço de peixe congelado sem espinhas em água, desfazê-lo em pedaços quando já estiver morno, misturá-lo com um pouco de alface, azeite, limão, sal e pimenta, terá uma refeição completa, feita em menos de 10 minutos. Depois de fazer este tipo de pratos mais simplicistas, comece a cozer umas massas e a fazer uns molhos para lhes adicionar, de seguida experimente um assado simples, onde coloca tudo numa assadeira e leva ao forno; por fim, se pretender continuar a brilhar na cozinha comece a dedicar-se aos pratos mais complicados.

Opte por aprender a cozinhar saudável

Para além de ser o melhor para a sua saúde, são usualmente receitas mais simples e à base de muitos legumes, sopas, grelhados, incluindo condimentos saudáveis como o alho e o azeite.

Compre um livro de cozinha

Uma boa opção é comprar um livro de receitas de cozinha e começar a experimentar! Poderá aprender sempre na perspectiva de tentativa/erro. Quando perceber que até nem se sai mal num certo prato, então convide a família ou a namorada para irem experimentar a sua receita. Contudo, peça-lhes para serem brutalmente honestos, e tenha sempre um segundo plano que implique mandar vir umas pizzas caso o resultado não seja o pretendido. Contudo, se o resultado for digno até de umas estrelas Michelin, então terá momentos de prazer partilhado com quem mais gosta, e mais uma forma de impressionar... se não correr bem, não desista e continue a tentar!

Ser você próprio a preparar a suas refeições é algo de que se deve orgulhar, afinal qualidades nunca são demais num homem. Cozinhar em casa também está mais que comprovado que é bem mais saudável que comer fora. Em casa pode controlar os ingredientes usados nos pratos que cozinha, tornando-se uma pessoa mais saudável. Para além disso é uma óptima forma de poupar no final do mês, pois se puder comer sempre em casa, reduzirá no mínimo para 1/3 o seu custo em alimentação. Por fim, e não menos importante, saber cozinhar é também uma das melhores formas de impressionar as mulheres - nenhuma mulher resiste a um homem que lhe prepare uma refeição: se é um mestre na cozinha então o que fará noutros campos!

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades por email!

Cromossoma Y