Cartão de crédito: as vantagens e desvantagens
Partilhar
0 Partilhas
Cartão de crédito

Créditos da Imagem Autor:

Pagar nunca foi tão fácil, e o cartão de crédito está aí para o provar. Na era moderna já não se necessita de transportar dinheiro para fazer os pagamentos, chega-se ao local e simplesmente apresenta-se o cartão de crédito. Comprar uns jeans, pagar um jogo de computador, pagar um jantar à nova namorada... é prático e fácil; só não dá milhões.

Para aderir a um cartão de crédito, deverá dirigir-se a uma instituição bancária, ou a uma marca comercial que disponha dessa opção. Depois é só usá-lo. Quando fizer compras de produtos ou serviços comercializados por um fornecedor, o valor dessa compra será pago, sem quaisquer juros, na data acordada do vencimento mensal do cartão, diretamente à entidade que o emitiu. Esta, por sua vez, repassará o valor do pagamento ao fornecedor, mediante a exibição dos comprovativos de venda.

Apesar de todas as vantagens que um cartão de crédito implica, e de toda a capacidade de utilização que permite, existem sempre alguns pormenores a ser considerados antes de pensar adquirir um cartão de crédito.

Um cartão de crédito é uma óptima solução porque:

  • Um cartão de crédito dá-lhe poder de compra. Se necessitar de pagar uma conta e não tiver dinheiro disponível nessa ocasião, o cartão de crédito facilita-lhe esse pagamento.
  • Um cartão de crédito é óptimo para comprar coisas na Internet. Embora existam outras formas como o Paypal, o cartão de crédito ainda é a forma predilecta de pagar bens e serviços na Internet. Nada como fazer compras a partir de casa.
  • Um cartão de crédito é óptimo para quem viaja. Um Visa ou um MasterCard é aceite na maior parte do mundo, evitando assim passear maços de notas para fazer compras noutro país. Muitos cartões de crédito também oferecem seguros de viagem – se esta for paga com eles.

Um cartão de crédito tem alguns contras porque:

  • Um cartão de crédito permite as compras por impulso, que significa que se pode “comprar até cair para o lado”, começando as contas a amontoar-se sem que se dê conta. Isto pode ser desastroso. Se não gerir bem os pagamentos com o cartão de crédito pode começar a acumular de tal forma contas que quando der por ela para não repetir já está numa situação financeira caótica. Neste caso, é necessário ter consciência da facilidade com que se consegue fazer compras com um cartão de crédito e não abusar dele.
  • Um cartão de crédito também tem o problema de segurança, especialmente na Internet. A forma de evitar que lhe “roubem” os dados do cartão de crédito é fazer transacções em websites que estejam identificados com um certificado SSL.
  • Um cartão de crédito tem custos associados como taxas anuais de utilização, ou juros sobre o valor das compras. Se não tiver plafond disponível para ser descontado nas mensalidades do cartão de crédito, são acrescidos juros, e o valor das compras pode subir muito.

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades por email!

Cromossoma Y