Como abrir e servir uma garrafa de champanhe
Partilhar
0 Partilhas
Garrafa de champanhe

Numa comemoração profissional, numa passagem de ano ou num jantar cheio de exclusividade, o champanhe é a bebida que marca estas ocasiões; que está presente nos marcos mais importantes da vida. Pode ver o champanhe como uma bebida snob, e sentir-se relutante de o adoptar na sua vida, muitas vezes com receio de não o saber servir.

A verdade é que só necessita de algumas regras básicas para saber servir um champanhe com classe e com todo o estilo que um homem pode ter com uma garrafa de champanhe na mão, especialmente para o sexo oposto....

Gele o champanhe entre 9 e 10 graus

O primeiro passo consiste em certificar-se que o champanhe está correctamente gelado, idealmente a uma temperatura entre 9 e 10 graus.

Use um balde de gelo

Se pretende gelar uma garrafa de champanhe use um balde de gelo, e encha-o não só com gelo mas também com água pois irá arrefecer mais rápido a garrafa. Deixe a garrafa na água e gelo durante cerca de 15 minutos. Nunca coloque uma garrafa de champanhe no congelador pois correrá o risco de a ver explodir.

Rode a garrafa e não a rolha

Este truque é essencial para abrir uma garrafa de champanhe com estilo e graça, e para preservar o gás. Agarre na rolha e rode a garrafa em vez da rolha. Nunca use um saca-rolhas para retirar a rolha de uma garrafa de champanhe. O gás do champanhe cria uma grande pressão na rolha podendo literalmente ver a rolha com o saca-rolhas a voar pela sala em direcção a outra pessoa, ou aos seus olhos.

Guarde o máximo de bolhas para o copo

Remova a rolha com cuidado, deverá fazer um som “pop” suave, preservando assim o dióxido de carbono no champanhe. E como as bolhas de dióxido de carbono são o que fazem o champanhe especial, não as deve desperdiçar transformando-o em espuma.

Sirva o champanhe num copo flute

Quanto mais alto e estreito for o copo onde serve o champanhe, mais preservará as bolhas do champanhe. Sirva até 1/3 copo e espere que as bolhas subam; de seguida coloque um pouco mais de champanhe até o copo ficar a 2/3. Coloque a garrafa de champanhe no balde do gelo até voltar a servir.

Não espere por uma ocasião especial

Sirva champanhe em qualquer ocasião, o champanhe combina com tudo, e não só em ocasiões especiais. É perfeito para receber convidados, é perfeito para acompanhar aperitivos, ou mesmo fruta, só não é aconselhado servi-lo com chocolate; de resto o champanhe combina com tudo.

Tchim-tchim... mas cuidado com a ressaca!

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades por email!

Cromossoma Y