Como diminuir o stress em menos de 1 minuto
Partilhar
74 Partilhas
manter a calma

Por vezes parece que o stress não termina nunca e quanto mais se deseja que desapareça, mais depressa ele aparece. Reduzir o stress pode acontecer da mesma forma que ele aparece: rapidamente. Qualquer das sugestões abaixo demoram cerca de 60 segundos a serem postas em prática, e em menos de um minuto sentirá o stress a desaparecer. Certamente que a sua mente e a sua saúde irão agradecer.

Beba um grande copo de água

Hidratar é a palavra de ordem. Por vezes a desidratação é uma fonte de stress sem que se aperceba disso. O correr do dia faz com que muitas vezes se esqueça de beber água; para além disso o seu cérebro terá de lidar com outra actividade naquele momento, e só isso o fá-lo-á descontrair.

Respire profundamente 5 vezes

O stress causa naturalmente hiperventilação, o que provoca um aumento do ritmo cardíaco e suores, levando a mais stress. O controlo da respiração é essencial para baixar o nível de stress. Ao contradizer o seu corpo com respirações profundas e calmas, ele irá responder com calma diminuindo o stress.

Como fazer:

  • Inspire devagar e o mais profundo possível enquanto conta até 6.
  • Mantenha a sua boca fechada e os ombros relaxados.
  • Enquanto inspira inspire até sentir o seu abdómen a ficar saliente.
  • Pare e conte até 4.
  • Expire lentamente pela boca enquanto conta até 6.
  • Repita isto 5 vezes.

Pense num momento futuro divertido

Se sabe que nesse dia ou semana vai acontecer um momento bom pelo qual anseia, pense nele, imagine-o e sinta-o. Antever algo que irá surgir de positivo, ajuda a manter uma perspectiva positiva e mais calma.

Medite num local calmo

A meditação está comprovada como uma forma excelente de mudar as ondas cerebrais. Medite logo de manhã para que o dia seja ultrapassado com um poder positivo, e de uma forma calma. Uma das formas de meditação é estar num local calmo, fechar os olhos e pensar numa imagem que significa calma para si, e inspire expire com calma e naturalidade durante algum tempo.

Releia ou reveja coisas boas

As situações que passou, que foram divertidas e positivas na sua vida são as melhores fontes de relaxamento. Olhe para fotografias que lhe recordem um momento divertido, leia uma carta ou um e-mail carinhoso que lhe tenham escrito; pegue no telemóvel e reveja uma mensagem antiga que um bom amigo lhe tenha enviado.

Dê mimos ao seu animal de estimação

Depois de alguns estudos, concluiu-se que o dono de um animal de estimação que lhe dê mimos diários, como passar a mão pelo pêlo do cão ou do gato durante alguns minutos diariamente, tem menos risco de sofrer um ataque cardíaco do que quem não o faz.

Abrace e beije alguém

Tocar em alguém que se ama, é um calmante natural, ajudando a fortalecer o sistema imunitário.

Tome vitamina C diariamente

A vitamina C é um poderoso anti-stress , baixando o cortisol e a pressão sanguínea. Coma laranjas todos os dias ou ingira um suplemento.

Oiça música clássica

Beethoven ou Bach, são poderosos calmantes baixando a pressão sanguínea e levando a um relaxamento.

Faça uma lista de agradecimento

Escreva 5 coisas que sente pelas quais deve estar grato até ao dia de hoje. Pode ser a nova almofada ortopédica que o ajuda a dormir melhor, pode ser a sua namorada, pode ser uma viagem ou o bom trabalho que tem feito; seja o que for, enquanto estiver numa situação de stress, agradecer pelas coisas que deverá estar  grato, permite-lhe uma melhor perspectiva da vida.

Brinque com um cubo de Rubik

Tenha um sempre por perto, e quando se sentir stressado tente reconstrui-lo, isto focalizará os seus sentidos noutra coisa que não seja o motivo de stress, ajudando-o a sentir mais relaxado.

Ingira probióticos

Os probióticos são as boas bactérias que se podem encontrar no iogurte, por isso ingira pelo menos 1 iogurte por dia , pois ajudará a controlar os stress e a fadiga.

Tome um bom pequeno-almoço

Ingira proteína, vitaminas, fibra ao começar o dia, pois são componentes essenciais para começar um dia com mais clareza. Aveia, frutos vermelhos, banana, óleo de linhaça, iogurte, tudo num batido é o ideal para começar um dia com clareza e energia saudável, permitindo-lhe passar o dia com menos ansiedade.

Faça um acto de bondade

Ajude a sua vizinha de idade a levar as compras a casa, converse com um amigo mais em baixo e dê-lhe o seu apoio; ajude alguém com um gesto de bondade. A bondade é dos actos mais relaxantes que podem existir.

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades por email!

Cromossoma Y