Como escolher um bom par de jeans
Partilhar
0 Partilhas
Calças de ganga

Já alguém um dia disse: “Os jeans estão nos detalhes”. Eles são um básico no roupeiro de cada homem. A cada estação surgem inúmeras escolhas com diversos cortes, do clássico ao fashion slim; surgem com diversas lavagens, desde a mais escura à mais clara.Com todos os jeans que se encontram à venda nas lojas, por vezes pode parecer difícil escolher o ideal.

Para muitos de nós um par de calças de ganga é um dos maiores bens dentro do nosso roupeiro. Servem para trabalhar, para uma saída romântica, para um momento mais ou menos formal. Isto acontece não porque são uma peça mais ou menos dispendiosa, mas pela sua fantástica versatilidade. Contudo quando se sai para aquela aventura de tentar comprar um par de calças de ganga, é sempre uma dolorosa escolha.

Na altura da compra deve prestar atenção ao tipo de corte, à lavagem e aos detalhes: se os jeans são os tradicionais denim azuis-escuros sem lavagem, se tem desgastes, manchas, ou tratamentos com resinas. O número de pormenores pode ser por vezes avassalador, por isso o ideal é escolher um corte que funcione com o seu tipo de corpo e de estilo de vida.

Independentemente do preço, escolher um jeans adequados a si e ao seu corpo só depende de si e de seguir das dicas que apresentamos.

Lavagem e combinações

Com quase uma variedade ilimitada de tipos de lavagens de jeans, o ideal é seleccionar uma ou duas lavagens que funcionem com o seu estilo. Para um aspecto mais cuidado e para uma situação mais formal são ideais uns jeans sem grandes lavagens ou manchas, os azul-escuros tradicionais são os ideais. Pode combina-los com um pólo, ou com um pulôver de caxemira com decote em V, ou com uma camisa branca e um blazer azul.

Se optar por umas calças de ganga mais claras, deve complementa-las com cores mais fortes, como uma camisa azul escura, ou com um pólo de tom verde. Este estilo é mais aconselhado para momentos mais descontraídos como os fins-de-semana.

Se os jeans tiverem uma lavagem média, deve usá-los com cores nem muito escuras, nem muito claras como o cinza, o castanho ou rosa. Este look é - tal como o nome indica - um look intermédio que pode ser usado em situações de casual wear.

Se gosta do look desgastado com um ar dos Levi’s antigos que contém um bolso para moedas e apertam com botões em vez de zip, o ideal é usa-los com algo bastante moderno como um t-shirt preta e um blusão de cabedal sem grandes acessórios e botas.

Procurar elementos de qualidade

Existe um número de elementos que deve ter em consideração na altura de escolher o tecido dos jeans: o peso do tecido, o toque, a lavagem, os tratamentos com resinas, se contém percentagem de elastano ou não. Regra geral, escolha jeans 100% de algodão, mas se pretender algo mais confortável escolha uns que contenham no máximo 2% de elastano. O elastano dá aos tecidos alguma flexibilidade permitindo um maior conforto quando se usam roupas com este elemento. As costuras duplas são outro ponto que uns jeans de qualidade devem ter - quer à frente quer atrás -, pois reforçam as áreas que mantêm a estrutura dos jeans. As lavagens e os tratamentos com resina nos joelhos, ou noutras partes das calças providenciam um efeito 3-D.

Jeans intemporais

A moda muda a uma velocidade alucinante e o que hoje está na ribalta, amanha está no lixo. Se o seu estilo é mais clássico, ou não deseja estar sempre à procura do último grito em calças de ganga, o ideal será escolher um modelo de jeans bastante sóbrio, sem grandes lavagens, desgastes, ou descolorações. Optar por um par de jeans tradicionais azul denim (azul-escuro) ou um azul menos escuro sem manchas ou efeitos, é uma excelente opção. Estes jeans azuis-escuros sem lavagem são uma das peças mais versáteis que pode ter no seu roupeiro. Se pretende intemporalidade também deve esquecer os jeans coloridos, como os brancos ou os pretos. Os jeans pretos depressa perdem a cor e ficam com um ar demasiado desgastado para poderem ser usados; os brancos nunca foram uma boa opção em termos de estilo, a não ser que decida ser o justiceiro dos anos 80.

Conforto

Uns jeans mais caros ficarão mal em si se não se sentir confortável a usá-los. Quando comprar uns, tenha sempre em mente em que situação é que os vai usar; sente-se bem dentro deles? Tudo isto facilitará ao processo de escolha.

Se os jeans na sua vida só servem para usar ao fim-de-semana ou nas férias é importante que escolha uns jeans confortáveis, para que realmente se sinta longe do seu uniforme de trabalho. Se pretende uns jeans que pode usar no seu ambiente de trabalho, deverá escolher um estilo mais conservador, com menos lavagens e mais escuros. Mesmo que no seu local de trabalho tenha um look mais descontraído, nunca deve exagerar no estilo, cores e acessórios ao escolher uns jeans; descontraído não quer dizer maltrapilho. Em qualquer dos casos deve considerar usar os seus jeans com ténis, botas ou sapatos, só para o caso…

Mostre estilo

Mesmo que o seu estilo seja um estilo mais clássico não tem necessariamente de comprar um estilo de jeans aborrecido monótono e sem estilo nenhum. Um toque subtil nuns jeans clássicos, como uns bolsos mais descidos, ou num formato mais divertido pode significar um toque de originalidade. Opte por uma cintura mais descida e complemente-os com um cinto mais desportivo; terá uns jeans clássicos mas com um toque moderno. O melhor corte para uns jeans clássicos são o straight leg ou o boot cut.

Corte certo

Não importa o quanto maravilhosos os jeans possam parecer na sua mão, ou no manequim da montra, se não forem adequados ao seu tipo de corpo. Não caia no erro de escolher uns jeans só porque os viu na montra de uma loja, podendo ficar simplesmente ridículos em si. Acima de tudo certifique-se que a cintura e que o gancho (zona onde as duas pernas se unem) não estão muito apertados. Se optar por umas calças muito justas na cintura irá salientar o pneu indesejado; se as escolher muito apertadas no gancho irá sentir um verdadeiro desconforto nas suas “jóias de família”, para além do aspecto pouco estético que esse aperto significa. Se não se sentir bem, opte por outro estilo de calças de ganga.

Comprimento

As calças têm sempre dois tamanhos, a largura e o comprimento. Verifique sempre o comprimento da perna na etiqueta das calças; se não souber verificar peça ajuda ao funcionário da loja, ele certamente saberá explicar-lhe. Ainda que nem todas as marcas tenham este tipo de diversidade de jeans, tem sempre a opção de subir a bainha. Se as calças não tiverem o seu tamanho de perna pergunte se tem a loja tem um serviço de cortar a bainha.

Uma das coisas mais irritantes que existem é quando se compram umas calças com um certo comprimento, colocam-se na máquina da lavar e ... surpresa!, elas encolheram. Nesta situação ou passa a ser um homem com umas calças próprias para uma inundação, ou nunca mais as usa. Evite este problema certificando-se que as calças já vêm com uma pré-lavagem, assim qualquer encolhimento que aconteça, será mínimo.
Quanto ao comprimento desejado de umas calças de ganga, deve deixar sempre as calças com um dedo mindinho de altura do chão. Depois da primeira lavagem pode mandar subi-las um pouco mais se o desejar.

Experimente

Vistas as calças, ande pela loja, ajoelhe-se, sente-se, baixe-se, e faça movimentos normalmente usuais que lhe permitem usar um par de calças confortavelmente. Note se o tecido é muito denso ou fino de acordo com a estação que as pretende usar. Verifique se são elásticas ou normais. Experimente-as com o seu cinto usual. Por fim calce os seus sapatos ou ténis e veja se elas combinam com eles. Verifique se estão muito compridas, ou curtas de acordo com o tipo de calçado que costuma usar. Se as calças forem demasiado longas faça uma dobra para a parte interna da das calças e simule.

Cuide

Lave os seus jeans do avesso, e da primeira vez que os lavar coloque-os com roupa exactamente com a mesma cor ou mesmo sozinhos na máquina de lavar, pois certamente libertarão bastante cor. Não coloque os seus jeans na máquina de secar; se possível coloque-os a secar num estendal sem nada a segura-los para não ficarem marcados.

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades por email!

Cromossoma Y