×

Mensagem de erro

Warning: file_get_contents(http://graph.facebook.com/?id=http://cromossomoy.com/artigos/como-fazer-barba-maneira-mais-correcta) [function.file-get-contents]: failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden em support_shares() (linha 159 de /home/cy/public_html/sites/all/modules/custom/support/support.module).
Como fazer a barba da maneira mais correcta
Partilhar
0 Partilhas
Lamina de barbear

Quando um homem pensa em barbear-se, pensa logo que nasceu a saber fazer isso… Mas não é bem assim, a arte de fazer a barba implica uma vasta variedade de produtos, instrumentos e métodos. Existem algumas regras básicas que todos devem seguir quando se barbeiam.

Faça uma esfoliação

Faça uma esfoliação suave e lave e a área a barbear com água morna e sabão antes de começar o barbear. Isto ajuda a livrar-se das células mortas que se encontram à superfície da pele. A água morna amacia os pêlos e ajuda os poros a abrirem, permitindo um barbear mais homogéneo. O sabão elimina as bactérias, evitando a irritação e infecções indesejadas.

Aplique um lubrificante

Antes de iniciar o barbear, aplique algum tipo de lubrificante, de preferência creme de barbear. Nunca se deve barbear directamente a pele com a lâmina! A lâmina nunca deve de entrar em contacto com a sua pele sem qualquer tipo de lubrificante aplicado previamente. Os cremes de barbear amaciam o pelo e hidratam a pele, mas se estiver com muita pressa, poderá barbear-se com amaciador do cabelo, ou mesmo com sabão – mas só faça isto em ultimo recurso, e se a pressa for mesmo muita!

Evite irritações

Tome precauções para evitar as queimaduras provocadas pela lâmina; estas originam relevos inestéticos, provocando uma inflamação, que fará o barbear futuro ainda mais difícil. Felizmente, usando uma boa técnica de barbear, e produtos de boa qualidade, pode evitar este tipo de irritações da pele.

Utensílio certo

Escolha o utensílio certo para barbear, a lâmina certa, ou a máquina certa. Alguns homens preferem as lâminas, outros a máquina de barbear, e outros até preferem a antiga lâmina de barbeiro. Para uma pele acneica na maior parte das vezes usar uma máquina de barbear eléctrica, é a melhor solução, pois não irrita tanto a pele. Limpe bem o seu equipamento e guarde-o num local seco, desinfectando-o sempre antes de o usar, para evitar as infecções. Independentemente da que decidir usar, saibam qual a técnica correcta de a usar, usando-a correctamente.

Tipo de barbear

O tipo de barbear depende da espessura do pelo, o tipo de pele (oleosa, seca, delicada, acneica, dura) e da direcção do pelo. Deve-se sempre barbear só na direcção do pelo, e nunca na direcção contrária ao pelo, pois pode provocar irritações inestéticas graves, bem como pelos encravados. Não faça a barba a correr e mude as lâminas frequentemente – uma boa lâmina deixará a sua face suave, limpa e sem cortes. Evite creme de barbear à base de sabão, e aftershaves à base de álcool, estes produtos farão a sua pele ficar muito seca. No fim do processo de barbear coloque sempre um bom bálsamo hidratante adequado à sua pele.

Utensílios necessários

  • Uma boa lâmina
  • Um pincel de barbear
  • Um creme de barbear
  • Um bom creme hidratante
  • Um aftershave ou báslamo hidratante
  • Um espelho ampliador próprio para barbear
  • Uma toalha lavada e suave
  • Um esfoliante para lavar a cara
  • Bastantes lâminas de barbear

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades por email!

Cromossoma Y