Como lidar com uma mulher ciumenta
Partilhar
0 Partilhas

Créditos da Imagem Autor:

Os ciúmes são normais numa relação, mesmo em relações abertas, poliamorosas ou em relações platónicas. É possível ter-se ciúmes até de amigos que começam a passar mais tempo com outras amizades. Não se trata de uma questão de possessão mas sim de vontade de ter a outra pessoa por perto, chegando ao ponto de inveja de quem consegue passar mais tempo com a outra pessoa. Tanto homens como mulheres, e mesmo pessoas que não cabem nos géneros habituais, sentem ciúmes em diversos níveis, mas foquemo-nos nos ciúmes provenientes de uma mulher. Há que aceitar o facto de existirem ciúmes saudáveis e ciúmes cegos e obsessivos, que deverão ser devidamente distinguidos. No caso de uma mulher ciumenta, pensemos em acalmar e lidar com uma mulher zangada. Conheça 7 dicas que o vão ajudar a compreender como estes ciúmes acontecem e como pode lidar com eles.

1. Não provocar ciúmes

É um dado adquirido que estar numa relação não invalida que se encontre outras pessoas que despoletem algo. Falamos, por exemplo, de atração física ou emocional. Seja aberto com a sua parceira sobre isso e evite causar jogos de ciúmes em que alimenta a sua companheira para que esta se sinta inferior ou que sinta que outra pessoa representa um obstáculo na vossa relação.

2. Compreender a razão por detrás dos ciúmes

A conversa deverá ser permanente. Se a sua companheira tiver ciúmes de alguém deverá haver alguma razão. Explore o que possa ter causado os ciúmes e entenda por si o que se passa, para que saiba como agir em relação à pessoa que causa ciúmes à sua namorada, noiva ou mulher. Assuma que deverá dar prioridade a quem está a seu lado.

3. Ouvir a sua companheira

Oiça a sua companheira com atenção e deixe que esta explique o que sente, deixe-a ajudá-lo a entender, numa conversa aberta, o que realmente despoletou e causa os ciúmes. Ouça-a com atenção sem a interromper com argumentos seus antes que esta acabe de desabafar.

4. Compreender o que a mulher sente

Após ouvir o que a sua companheira tem a dizer, está na altura de fazer uma pausa e meditar sobre a situação. Ponha-se no lugar dela. O mais provável é que, se estivesse a passar pela situação que a sua companheira está a vivenciar, também teria ciúmes. Mostre-lhe que compreende o seu lado antes de avançar para a defesa da sua integridade.

5. Aceitar a validez dos argumentos dela

Agora que meditou sobre o assunto, valide os sentimentos e argumentos da sua companheira, não se ponha na defensiva nem queira terminar a relação. Mostre-se compreensivo e aceite os argumentos dela, assim como deverá assumir qualquer culpa que poderá ter sobre as situações que despoletaram os ciúmes.

6. Assegurar as suas intenções

Após ouvir, meditar e compreender o que realmente se passa no que diz respeito à vossa relação, deverá fazer com que a sua companheira se sinta segura na relação. Volte a expor as suas intenções para com ela, para a relação e para o futuro a dois. Assegure-a de que não trairá a pessoa em questão nem agirá contra a relação. Descubram ambos o que pretendem da relação no presente. Poderá haver espaço para uma relação aberta ou poliamorosa, mesmo havendo ciúmes, mas deixe que este tipo de decisões caiba a ambos.

7. Apoiar a companheira a ultrapassar esse sentimento

Agora que compreende a situação, está na altura de parar com possíveis provocações de ciúmes, está na altura de medir as suas atitudes, de dar valor à sua companheira e aos seus sentimentos de acordo com o que foi conversado a dois. Decerto a sua companheira terá explicado quais os pontos graves e esses deverão ser amplamente evitados. Afaste-se de situações perigosas para a relação e para a sua companheira.

Assim sendo, poderemos observar que a chave para se lidar com os ciúmes está no ouvir, compreender, assegurar as intenções e largar as atitudes causadoras dos ciúmes. Respeite a vossa relação e os sentimentos da sua companheira, não entre em jogos de provocar ciúmes e seja aberto em relação às suas intenções.

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades por email!

Cromossoma Y