Como organizar o seu guarda-roupa
Partilhar
0 Partilhas
Clique para ver mais...

Créditos da Imagem Autor:

Quando abre o seu guarda-roupa tem vontade de fugir? Não encontra a peça de roupa que tanto procura e quando encontra uma camisa ou um par de calças para vestir parece que estas nem foram passadas a ferro? Não se preocupe mais, não é preciso tirar nenhum curso para resolver este problema, pois é tudo uma questão de planeamento e de organização. Saiba como organizar o seu guarda-roupa e tenha sempre as suas peças de vestuário favoritas à mão e prontas a ser usadas.

Escolher para selecionar

Abra o seu guarda-roupa e olhe para ele de uma forma crítica. Utiliza todas as roupas que estão aí guardadas? Quantas peças estão amontoadas a um canto ou numa gaveta que já nem se lembrava de que existiam?

Se o seu guarda-roupa está cheio de roupa que já não usa, porque não lhe serve ou porque já se encontra fora de moda e não se sente bem com ela, o melhor é colocá-la de parte. Pode doá-la a instituições de caridade ou, se preferir, vendê-las numa loja ou site de classificados. Ao fazê-lo, ainda conseguirá ganhar algum dinheiro com as suas “velharias”.

Outra forma de organizar melhor o seu guarda-roupa passa por armazenar as roupas sazonais. No inverno, todas as roupas de verão devem estar guardadas num local específico e o mesmo deve acontecer às roupas de inverno quando chega o período de maior calor, isto é, o verão.

Juntar para organizar

Depois de se ver livre das peças de vestuário indesejáveis que só estavam a ocupar espaço desnecessário no seu guarda-roupa, é tempo de organizar a indumentária restante.

Por tipos de peças

À medida que for tirando as peças do guarda-roupa, junte as calças, os calções, as camisas, as t-shirts, os fatos completos, entre outros. Assim, será mais fácil combinar as várias peças nos momentos de maior agitação em que é preciso escolher rapidamente o que vestir.

Por tons

Tente separar as cores mais fortes, como por exemplo o preto, o vermelho, o azul escuro, entre outras, das cores mais fracas, como o branco, amarelo, verde claro. Assim, também estará a dispor a roupa por tons, o que facilita muito a tarefa de se vestir rapidamente. Tenha o cuidado de deixar as peças de roupa mais delicadas e que se enrodilham mais na parte superior do guarda-roupa.

Use organizadores de guarda-roupa

Se, depois de “limpar” o seu armário, ainda tiver várias peças de roupa para guardar e pouco espaço de armazenamento, considere a utilização de organizadores de guarda-roupa. Atualmente, existem muitos modelos baratos e fáceis de instalar que podem ser adquiridos em qualquer loja de retalho.

Abuse dos cabides múltiplos

Os cabides múltiplos são uma excelente opção para quem guarda muita roupa no seu armário. Se, por exemplo, tiver mais de um par de calças pretas ou de outras cores, opte por usar cabides múltiplos, uma vez que isso vai-lhe oferecer um maior espaço de armazenamento.

Decidir para otimizar

Agora que já tem a sua roupa organizada por tipos de peças e por cores, é chegado o momento de tomar decisões importantes, isto é, definir onde a colocar - em que gaveta, prateleira ou porta. Ao tomar esta decisão, tenha em conta que as peças mais utilizadas devem estar sempre à mão e, como tal, devem ficar nos locais mais acessíveis.

Os acessórios

O homem tem vários acessórios ao seu dispor, como cintos, lenços, laços ou gravatas e todos eles devem ficar numa gaveta ou prateleira específica. A sua disposição no guarda-roupa, à semelhança das outras peças de vestuário, deve ser organizada por cores/tons.

A roupa interior

A roupa interior deve ser colocada numa gaveta ou prateleira à parte. Se tiver espaço suficiente, opte por colocar as cuecas e/ou boxers todos juntos e separados por cor numa só gaveta ou prateleira e as meias numa gaveta ou prateleira à parte. 

Fatos de treino e roupa mais casual

Os fatos de treino e outros itens do género são usados em apenas algumas situações e, como tal, devem estar numa gaveta ou prateleira própria e agrupados por tons. Se não tiver espaço suficiente no seu guarda-roupa, pode optar por fazer rolos para que as peças fiquem melhor arrumadas. É muito importante dobrar bem todas as peças de vestuário, uma vez que isso vai-lhe permitir poupar muito tempo a engomar as suas roupas. Nunca guarde peças de vestuário que não estejam limpas ou passadas a ferro no seu guarda-roupa porque isso pode ser o princípio da desorganização.

Compre sacos de cheiro para o seu guarda-roupa de modo a que este tenha sempre um aroma perfumado e refrescante, além de um aspeto limpo e organizado.

As novas tecnologias

Se é fã das novas tecnologias, pode arranjar uma app para o seu smartphone ou tablet que o ajude a organizar melhor o seu guarda-roupa. Basta fazer o download do aplicativo para o seu dispositivo móvel e catalogar com fotos o vestuário que se encontra no seu guarda-roupa. Posteriormente, a própria aplicação vai indicar-lhe a melhor forma de organizar e consultar as suas roupas.

Também existem outras aplicações deste género que o auxiliam a organizar o espaço da sua mala sempre que vai viajar. Esta é uma ajuda preciosa para quem gosta de levar tudo consigo e também para os que acabam por se esquecer de levar algum item muito importante.

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades por email!

Cromossoma Y