Como saber que está na hora de sair da casa dos pais
Partilhar
0 Partilhas
Homem a colocar malas no carro

Créditos da Imagem Autor:

É cada vez mais comum que os jovens permaneçam em casa dos pais até mais tarde do que acontecia há 20 anos. As dificuldades em arranjar empregos estáveis e uma nova mentalidade relativa ao conceito de família atrasam esta emancipação dos jovens de hoje e esta situação pode fazer alguma confusão a pessoas mais velhas e que viveram outra realidade. Com efeito, é necessário saber ler os sinais que o rodeiam e perceber qual é a altura certa para sair de casa dos pais. Conheça 7 pontos que lhe indicam que está na hora:

1. Ouve “bocas” dos próprios pais

O sintoma mais visível de que está na altura de sair de casa dos pais é quando estes começam a enviar sinais pouco discretos. Quando os temas de conversa se centram no seu futuro e em quando irá sair de casa significa que deve começar a pensar nisso. Se estas conversas evoluem para conselhos exaustivos sobre a sua vida ou para pedidos de contribuições para as despesas é ainda mais urgente que pense em sair.

2. Precisa de espaço

Há uma altura na vida das pessoas em que começa a ser necessário ter um espaço próprio e não uma casa partilhada com os pais. Coisas simples como levar a namorada lá a casa ou fazer um jantar com amigos não são muito bem-vindas em casa dos pais pelos constrangimentos que causam aos donos da casa. Até mesmo o simples gesto de colocar música num volume alto é pouco aconselhável em casa dos pais.

3. Não dá satisfações

Os pais tendem a usar o facto de ter os filhos debaixo do mesmo teto para exigir algumas satisfações sobre as suas vidas. Com efeito, as saídas à noite são cada vez mais embaraçosas, acordar às 8h da manhã ao fim de semana é uma realidade e é quase necessário um relatório detalhado para levar alguém lá a casa. Sair de casa dos pais resolve tudo isto.

4. Tem uma maior estabilidade financeira

Um dos sinais a que deve estar sempre atento é a sua estabilidade financeira, porque no final tudo se resume a isto e é (em princípio) por falta de dinheiro que ainda se mantém em casa dos seus progenitores. Comece a fazer as contas relativas a uma suposta mudança, pagamento da renda, despesas e outros gastos operacionais.

5. Discute a toda a hora

As discussões constantes com os seus pais podem ser sinal de desgaste e um sinal claro de que está na altura de mudar. Por vezes é mais aconselhável abandonar o ninho do que começar a alimentar uma rotina disfuncional e que pode até levar a um momento de rotura. Evite esta situação.

6. Pretende viver com outra pessoa

Se encontrou uma pessoa de quem gosta muito e está a pensar ir viver com ela, com certeza não o irá fazer em casa dos seus pais, pelo que terá de mudar de lar. O amor pode ser o impulso que necessita para tomar uma atitude enérgica relativamente a este assunto.

7. Os irmãos mais novos já saíram de casa

As comparações são sempre injustas, mas se os seus irmãos mais novos já estão a morar sozinhos é um sinal de que também já o poderia estar a fazer. Cada caso é um caso, mas este é um sinal de que está atrasado relativamente aos seus irmãos. 

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades por email!

Cromossoma Y