Como ser um cavalheiro
Partilhar
90 Partilhas
Pierce Brosnan

Cada vez mais os homens cavalheiros - ou tradicionalmente apelidados de gentleman - são mais difíceis de encontrar. A sociedade hoje em dia está cheia de mudanças e alterações dos padrões comportamentais. Mas um homem ainda deve ser um homem! E ser um homem não significa que não possa usar creme hidratante, mas sim ser um cavalheiro!

O cavalheirismo está em extinção por isso homens, toca a salvá-lo, acreditando que isso é essencial para uma vida mais feliz e equilibrada. Ser um gentleman é basicamente ser alguém atento que se preocupa com os outros, um verdadeiro sedutor, nada que você já não seja, certo? Ser um gentleman é acima de tudo um estilo de vida.

Se deseja ser um homem de sucesso, conseguirá atingir esse objectivo mais rapidamente se seguir a etiqueta de um gentleman do que se decidir prescindir dela.

Apresentamos algumas regras que o ajudarão a ter uma vida melhor profissionalmente e simultaneamente com as mulheres.

Não interrompa os outros

Gosta que o interrompam? Certamente um “não” será a sua resposta. Deixe os outros terminarem os seus raciocínios e ideias antes de exprimir a sua opinião. Interromper os outros é sinal de má educação e de pouca consideração. Esta atitude leva os outros a não apreciarem a sua companhia, considerando-o uma pessoa egoísta e sem educação.

Não diga palavrões

Isto é uma grande regra! Só demonstra que o seu vocabulário é muito limitado, passando a ideia que é inculto e até um pouco estúpido. Usar palavrões é algo vulgar, e de alguém com pouca educação, provavelmente não quer que pensem isto de si, pois não?

Não perca a calma

Quando perde a calma está tudo estragado. Poderia estar muito bem até ao momento, mas mal perca a calma, essa atitude só diz que é um homem que não tem controlo sobre si próprio! A partir desse momento deixará de merecer qualquer tipo de respeito pelos seus pares, pois pensarão que se não se consegue controlar a você mesmo, como irá controlar alguma outra coisa? Mesmo que por vezes lhe seja difícil, respire fundo conte ate 10 e volte ao ataque, mas mantendo sempre acalma, admirá-lo-ão muito mais por esta atitude, e ganhará o respeito de quem o rodeia.

Retire o chapéu

Se estiver de chapéu, ao estar em casa de alguém retire-o. Esta regra é uma regra que deve ser acompanhada pela regra de retirar o casaco quando se senta à mesa. Um homem a comer de chapéu ou de casaco demonstra alguém com muito pouca educação.

Seja sempre educado

Mesmo que não goste de alguém, não necessita de descer ao nível dessa pessoa. Mostre sempre que é melhor que essa pessoa, sendo sempre educado. Não necessita de ser hipócrita, só não necessita de ser mal-educado.

Não grite

Quando fala alto, significa que é alguém que não tem consideração por quem está consigo. É muito desagradável estar num local de trabalho, ou num local púbico e ouvir alguém a berrar palavras, sem noção que está a importunar os que o rodeiam e que o acompanha. O falar demasiado alto só atrai atenção negativa, e denota alguém que não é inteligente o suficiente para argumentar, logo tenta gritar. Meus caros, já não vivemos na pré-historia em que o gritar era sinal de ser o mais forte.

Respeite os idosos

Certamente não se imagina a ser idoso e a ser desrespeitado! Se quer ser respeitado, também tem de respeitar. Muitos jovens, por regra desrespeitam os idosos. Será que não se saberá mais daqui a 5 anos do que neste momento? Pois é, imagine o que os idosos sabem a mais do que você…

Faça uma boa higiene

Tome banho e use desodorizante pelo menos uma vês por dia. Isto é o mínimo que pode fazer para que outra pessoa não se sinta mal ao seu lado. Faça um esforço para estar apresentável ao lado de quem convive.

Não goze os erros dos outros

Isto é uma das grandes crueldades que se pode fazer na vida. Quando faz algum disparate a última coisa que gostaria de receber era uma piada de mau gosto, sendo ridicularizado pelo seu erro. Ninguém aprende nada se for ridicularizado pelos seus erros. Se ridicularizar os outros, estará a ridicularizar-se a si mesmo, pois não será alguém que traga mais-valias a quem o rodeia.

Tenha maneiras

Não boceje sem colocar a mão em frete à boca, nem cuspa em frente a outros. Habitue-se a estas regras, é só uma questão de hábito para fazer brilhar o cavalheiro que há em si.

Espere pelos outros

Quer seja na altura de uma refeição, quer seja numa situação em que está em companhia de outros, deve sempre esperar pelos restantes. Numa refeição deve sempre esperar que outros estejam servidos e sentados para iniciar a sua refeição.

Ande correctamente

Observe-se de lado num um espelho de corpo inteiro. Como está a sua postura? Está com a cabeça descaída, os ombros descaídos, ou com os ombros para trás e queixo levantado? Um gentleman anda sempre com uma postura confiante. Seja confiante e mostre confiança na sua postura.

Diga o correcto

Faça como a sua avó, ou pais lhe ensinaram: por favor diga sempre obrigado! “Por favor” e “Obrigado” são expressões que um homem com boa educação deve sempre usar, e nunca são demais!

Na presença de uma senhora

A senhora sempre primeiro. Regra básica! Isto é um hábito que se pode treinar até ficar inconsciente. Se uma senhora estiver ao seu lado ceda-lhe sempre passagem, e se necessário abra-lhe a porta, deixe-a passar e siga logo depois dela. Segure sempre a porta aberta para uma senhora, esta regra é fundamental num homem cavalheiro.

Sirva-a primeiro. Se estiver a jantar em casa, e não tiver ninguém para servir à mesa, sirva sempre a sua convidada em primeiro lugar, e espere que ela inicie a refeição, para iniciar também. Veja sempre se ela tem bebida suficiente e sirva-a antes dela o fazer.

Ajude-a com o casaco. Ajude sempre uma senhora a retirar o casaco ou a coloca-lo. Isto denota a sua preocupação e atenção para com ela.

Ceda o seu lugar. Se uma senhora chega à sua mesa e não existirem lugares disponíveis deve sempre tentar ceder o seu lugar. O mesmo deve ser aplicado em transportes públicos, em restaurantes…

Levante-se. Sempre que uma senhora entra uma sala, um homem deve sempre levantar-se. Esta regra de etiqueta está um pouco em desuso, mas se a usar, certamente se destacará de muitos outros, e impressionará pela sua excelente atitude.

Dê-lhe o braço. Quando acompanhar uma senhora - que conheça - a um evento social dê-lhe sempre o seu braço, especialmente se ela estiver a usar saltos altos.

Esteja atento. Certifique-se sempre, que a pessoa com quem está, se encontra bem e confortável. Se estiver numa festa pergunte-lhe se deseja uma bebida, ou se deseja que lhe vá buscar algo para comer, dependendo do evento. Também não exagere, não esteja sempre a perguntar isto, mas esteja atento.

Cromossoma Y