O que um homem deve saber acerca de perfume
Partilhar
0 Partilhas
Clique para ver mais...

Créditos da Imagem Autor:

O que um homem deve saber acerca de perfume

Um perfume masculino pode marcar positivamente a sua personalidade e estilo, ou não. Existem alguns erros que os homens cometem relativamente ao perfume que usam e como o usam. Saiba o que deve e não deve fazer em relação à fragrância que adquire. Saiba o que deve fazer quando for comprar um novo perfume e como usá-lo no seu dia-a-dia.

Antes de comprar experimente

Não vá a uma perfumaria para comprar o perfume que tem a embalagem mais masculina ou interessante. O que importa verdadeiramente quando compra um perfume, não é a embalagem, mas sim o conteúdo, mais concretamente: a fragrância que emana quando em contacto com a sua pele. E para saber isto terá de experimentar o perfume. Mas… antes de se embeber em perfume de todas as espécies, experimente o perfume num pedaço de papel (usualmente colocado à disposição nas perfumarias) e tente perceber se o cheiro lhe agrada. Se lhe agradar então experimente-o directamente na sua pele (normalmente no pulso ou parte exterior da mão). Depois de ter colocado uma borrifadela de perfume na sua mão ou pulso, vá dar uma volta e passado cerca de uma hora verifique se ainda gosta do aroma. Se gostar, então provavelmente encontrou o seu perfume. Deve esperar este tempo todo porque com a transpiração e com o calor da pele, o aroma do perfume é alterado e corre o risco de comprar um perfume que gosta, mas que rapidamente poderá deixar de gostar.

Se pretender mais uma confirmação, peça à sua companheira ou a uma amiga para ir às compras consigo, experimente o perfume na sua pele, entretanto vá tomar um café com ela e passado algum tempo pergunte-lhe se gosta do perfume. Adicionalmente, poderá experimentar mais um ou dois perfumes (um em cada mão e antebraço) avaliando vários ao mesmo tempo.

Que tipo de pele tem: oleosa, seca, mista?

É importante saber que tipo de pele tem para poder seleccionar bem o perfume certo. Isto porque uma pele oleosa consegue manter um perfume durante muito mais tempo, enquanto uma pele seca não. Ou seja, se a sua pele for oleosa não necessita de aplicar perfume tantas vezes, necessitando de menos quantidade de perfume, do que se tiver uma pele seca.

Adote um ritual

Quando é que costuma colocar perfume? Se não tem um momento específico, encontre um, pode ser antes de se vestir, ou depois de estar vestido, desde que isso implique um banho anterior. Das coisas piores que existe é colocar perfume sem ter tomado banho, creia que não vai disfarçar nada, apenas irá obter uma mistura de cheiros ainda mais desagradável. O ideal será colocar perfume depois de ter saído do banho e secado a pele, isto porque a pele está com os poros mais abertos, absorvendo mais o aroma do perfume, e permitindo uma maior duração do mesmo.

Idealmente opte por um gel de banho com a mesma fragrância que o perfume que usa, bem como o after shave. Isto para não misturar fragrâncias. Desta forma conseguirá um aroma ainda mais duradouro durante todo o dia. Se não quiser usar os produtos iguais ao perfume, então opte por gel de banho, after shave e creme sem grande cheiro, para não misturar os aromas todos e mudar a fragrância do seu perfume.

Não exagere na dose

Usar perfume está tudo muito bem, mas ninguém consegue suportar a pessoa que se “banhou” em perfume. O perfume quer-se em conta e medida. O seu perfume deve sentir-se quando chegar bem próximo da pessoa, e não antes da sua chegada. Em vez de gastar perfume a mais e incomodar amigos e amigas, coloque apenas uma borrifadela nos pulsos e um pouco no pescoço. Mais vale colocar perfume a menos do que a mais!

Adeqúe o perfume à estação do ano

Embora possa gostar de apenas um perfume, deve de o adequar à estação do ano. Um perfume de Inverno não serve para o Verão e vice-versa. Se gosta do seu perfume e não quer comprar outro diferente, verifique se não existe a edição de Verão ou de Inverno. Regra geral os perfumes de Inverno são mais amadeirados e com toques de especiarias e os de Verão mais frutados, com aromas citrinos. Usualmente os perfumes mais clássicos têm reedições mais leves indicadas para o Verão. Desta forma já não terá de mudar completamente de perfume, só estará a mudar para uma fragrância que se adeqúe à temperatura dessa estação; isto porque a temperatura é um dos principais alteradores do aroma do perfume.

Não espere demasiado tempo para usar um perfume

Os perfumes não duram para sempre, e se tem um perfume há mais de 2 anos, a probabilidade dele estar estragado e de os odores terem sofrido mutações é grande. Os perfumes têm um prazo de validade de cerca de 3 anos desde a sua produção, mas como por vezes estão mais de 6 meses nas prateleiras do supermercado e em transporte para as mesmas, a probabilidade de um perfume com mais de 2 anos estar inutilizável é muito grande. Pouco a pouco o perfume começa a ficar com os aromas alterados e rançosos – mesmo que o frasco de perfume esteja por abrir considere-o lixo.

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades por email!

Cromossoma Y