Lista de passatempos para homem
Partilhar
0 Partilhas
Clique para ver mais...

Créditos da Imagem Autor:

A maneira mais fácil de encontrar uma nova atividade/hobby passa por conhecer o maior número de passatempos que estão à sua disposição. Assim, conseguirá escolher aqueles que gostaria de experimentar e os que mais se identificam consigo. Conheça a lista de passatempos para homem em seguida:

1. Jogar xadrez

O xadrez como passatempo é um dos jogos de tabuleiro mais conhecidos e apreciados em todo o mundo. O objetivo principal deste jogo passa por capturar o rei do adversário e para o conseguir são utilizadas várias estratégias diferentes.

2. Fazer rádio amador

A possibilidade de fazer rádio amador é uma das paixões principais de todos os que nascem com o gosto de comunicar e de informar os demais, prestando-lhes um verdadeiro serviço público.

3. Dedicar-se à leitura

A leitura é uma das atividades mais enriquecedoras que pode adotar, pois estimula o pensamento e o conhecimento humano. Através da leitura, o homem aprende novos conceitos e ideias, estimula constantemente o cérebro e viaja com a mente para todo o lado. Também tem a vantagem de ser um hobby que pode ser praticado em qualquer local.

4. Tocar instrumentos musicais

Uma das melhores formas de ocupar os tempos livres passa por tocar ou aprender a tocar instrumentos musicais. Este é um dos hobbies mais apreciados em todo o mundo e, se for levado mais a sério, precisa de muitas horas de prática e de aprendizagem.

5. Dedicar-se às danças de salão

As danças de salão permitem aumentar a autoconfiança, o equilíbrio e a postura. Por outro lado, é de realçar que a sua prática é uma maneira divertida de fazer exercício físico e de conhecer outras pessoas.

6. Trabalhar a madeira

O ato de trabalhar a madeira permite que um homem desenvolva a sua imaginação e criatividade. Trata-se de um hobby extraordinário, pois oferece ao homem a hipótese de criar algo novo e original, e quem sabe ganhar algum dinheiro extra com esta atividade.

7. Fazer jardinagem

Fazer jardinagem permitem ao homem pôr mãos à terra e entrar em contacto direto com a natureza, o que lhe garante uma maior espiritualidade e bem-estar consigo próprio.

8. Restaurar carros clássicos

A restauração de carros clássicos, como o próprio nome indica, trabalha os carros usados antigos e coloca-os em funcionamento. Este hobby faz com que o homem seja um artista e crie algo à sua imagem.

9. Trabalhar o metal

À semelhança de trabalhar a madeira, o ato de trabalhar o metal permite que o homem crie novos objetos e obras de arte. Trata-se de uma atividade ou hobby muito criativo que exige muita concentração e método de trabalho.

10. Praticar tiro ao alvo

A prática do tiro ao alvo passa por desfrutar do prazer de disparar uma arma de fogo, podendo torná-lo num exímio atirador.

11. Fazer coleções

O colecionismo é um dos passatempos ou hobbies mais praticados em todo o mundo. Pode-se fazer coleções de quase tudo, como por exemplo: selos postais, moedas, comboios, aviões, máquinas de escrever antigas, máquinas de café, autocolantes, entre outros.

12. Acampar

O ato de acampar é uma das atividades ou hobbies mais radicais que um homem pode praticar. Trata-se de uma ótima maneira de estar em contacto com a natureza e apreciar as coisas mais simples da vida.

13. Viajar

A possibilidade de viajar e de fazer viagens é uma das atividades ou hobbies prediletos da maioria das pessoas. Trata-se de um passatempo muito enriquecedor, pois permite conhecer outros povos, culturas e civilizações, esquecendo-se completamente dos problemas do dia-a-dia.

14. Colocar barcos em garrafas

Colocar um barco no interior de uma garrafa é um passatempo que requer muita paciência, dedicação e mão firme. Contudo, o resultado final é extraordinário e faz as delícias de todos os admiradores.

15. Dedicar-se à caça

A caça oferece-lhe a possibilidade de apanhar comida para si e para a sua família. Por outro lado, permite que o homem esteja em contacto direto com a natureza e observe de perto a vida selvagem.

16. Fazer cinema amador

Fazer cinema amador é uma excelente atividade ou hobby que o homem tem à sua disposição para ocupar os seus tempos livres. Para fazer um filme amador ou filme “caseiro” basta ter uma câmara de filmar e um dispositivo de armazenamento de dados.

17. Dedicar-se à pesca

A prática da pesca é uma atividade muito relaxante. À semelhança da caça, a pesca permite apanhar comida para si e para a sua família e entrar em contacto direto com a natureza.

18. Ir ao teatro

Ir ao teatro é um passatempo cultural muito enriquecedor que na realidade pode ser praticado por todas as pessoas. É uma forma de conviver com os outros, possibilita a aquisição de novos conhecimentos e garante bons momentos de diversão.  

19. Praticar geocaching

O geocaching é um jogo de caça ao tesouro dos tempos modernos realizado por pessoas que estão equipadas com um GPS. A ideia principal passa por encontrar determinadas “caixas” que estão escondidas ao ar livre através de coordenadas de GPS.

20. Praticar desporto

A prática do desporto permite ao homem manter-se em boa forma (física e psicológica) e garante a diminuição do stress do dia-a-dia. Podem ser praticadas inúmeras atividades desportivas, como por exemplo: o futebol, o basquetebol, o andebol, o boxe, o atletismo, o golfe, o ténis, entre outras.

21. Construir réplicas de modelos

A construção de réplicas de modelos é um dos passatempos mais apaixonantes que pode desenvolver. Podem ser construídas réplicas de modelos de carros, comboios, aviões, barcos, entre outras.

22. Fazer voluntariado

O ato de fazer voluntariado é uma das atividades mais nobres que pode adotar. Existem várias formas de fazer voluntariado, como por exemplo: fazer companhia a idosos, tomar conta de animais abandonados, oferecer roupas e comida às pessoas desfavorecidas, entre outras maneiras.

23. Praticar beatbox

O beatbox é uma forma de percussão vocal que envolve a arte de produzir sons e ritmos de vários instrumentos musicais com a boca, lábios, língua e voz. Trata-se de uma atividade excecional que garante ótimos momentos de diversão.

24. Trabalhar o barro

O ato de trabalhar o barro permite que o homem crie novos objetos e obras de arte. Trata-se de um hobby muito criativo que exige muita paciência, concentração e organização.

25. Ir a um concerto de música

Ir a um concerto de música pode ser uma das melhores atividades/ hobbies que se pode ter. É uma boa maneira de sair da rotina do dia-a-dia, de se divertir e de ocupar os tempos livres.

26. Trabalhar o couro / pele

O ato de trabalhar o couro é um dos passatempos que revela a grande criatividade de uma pessoa. Podem ser feitos diversos objetos em couro, como por exemplo: bolsas, cintos, coldres de armas, selas para cavalos, entre outros.

27. Fazer velas de cera

Fazer velas de cera é um passatempo muito relaxante e de fácil realização. Podem ser feitas velas de várias formas e feitios, mas isso depende da imaginação e criatividade de cada um.

28. Dedicar-se ao estudo da meteorologia

O estudo da meteorologia pode ser algo bem fascinante, pois permite conhecer atempadamente as condições climatéricas que poderão afetar a atmosfera de uma determinada região.

29. Praticar bowling

A prática de bowling é um hobby excelente que possibilita ótimos momentos de descontração na companhia de amigos ou familiares. O objetivo do jogo passa por derrubar, com a ajuda de uma bola, os pinos de bowling que estão alinhados ao fundo de uma pista.

30. Escrever uma carta

Também o ato de escrever uma carta pode ser uma atividade/hobby muito gratificante. É uma forma de retratar um momento e de o fazer perdurar para sempre. Escreva.

31. Ir ao cinema

Uma das diversões mais apreciadas por todos é ir ao cinema. Trata-se de um passatempo extraordinário que faz com que as pessoas saiam de si próprias e encarnem a personagem que se encontra no grande ecrã. É uma boa maneira de esquecer as dificuldades do quotidiano e de passar ótimos momentos.

32. Praticar artes marciais

A prática de artes marciais garante a possibilidade de autodefesa. Trata-se de um hobby salutar que apela ao espírito competitivo e guerreiro dos seus praticantes.

33. Dedicar-se à natação

A natação é um dos desportos mais completos que o homem pode adotar, uma vez que a sua prática trabalha todos os músculos do corpo humano. Independentemente do estilo de natação escolhido, esta atividade é ótima para manter a boa forma física e psicológica.

34. Fazer caminhadas

Fazer uma caminhada permite apanhar ar fresco e estar em contacto direto com a natureza. Este é um hobby gratuito que pode ser realizado em qualquer parte.

35. Degustar uísques

A degustação de um uísque é uma prática que exige um paladar muito exato e apurado. A sua prática permite que um homem conheça as subtilezas das principais marcas, transformando-o num verdadeiro apreciador.

36. Dedicar-se à fotografia

Na fotografia, existe a liberdade de captar a realidade de acordo com a sua própria perspetiva. Trata-se de uma atividade ou hobby que permite apreciar a beleza de todas as coisas.

37. Jogar bilhar

Os jogos de bilhar são constituídos por uma série de jogos de estratégia, como a Sinuca, Pool, Bola 8 e Balkline. Todos estes jogos utilizam o mesmo equipamento – uma mesa retangular, bolas e um taco – mas são diferentes entre si nos objetivos e no estilo de jogo.

38. Praticar montanhismo

A prática do montanhismo é uma atividade/hobby radical que é realizada ao ar livre. Os montanhistas têm o objetivo de escalar e conquistar as montanhas para estarem em contacto direto com a natureza e para provarem a eles próprios que são capazes de ultrapassar todos os obstáculos que lhes possam surgir na vida.

39. Dedicar-se às corridas de karting

O karting é uma variante do automobilismo e pode ser uma das atividades ou hobbies mais divertidas que um homem pode adotar para ocupar os seus tempos de lazer. A sua prática é uma forma de competir com outras pessoas de uma forma saudável, mas também possibilita libertar o stress acumulado do dia-a-dia.

40. Aprender a cozinhar

O ato de cozinhar pode fazer com que seja mais preocupado com a sua alimentação e com a sua saúde e ao mesmo tempo dando-lhe mais independência. Por outro lado, é uma forma de conhecer a gastronomia de várias culturas diferentes.

41. Ter aulas de voo

Um dos objetivos principais do homem foi o de conseguir conquistar os céus. Nesse sentido, as aulas de voo são uma das atividades mais radicais que o homem pode praticar. Normalmente as aulas podem ser dispendiosas, mas oferecem uma sensação extraordinária de liberdade.

42. Dedicar-se à observação de pássaros

A observação de pássaros, também conhecida como birdwatching, é uma das atividades ou hobbies mais relaxantes que pode praticar. A sua prática é uma boa forma de entrar em contacto direto com a natureza e aprender um pouco mais acerca das várias espécies de aves existentes em todo o mundo.

43. Praticar ginástica

A prática da ginástica permite ao homem cuidar do seu aspeto físico, nomeadamente a sua flexibilidade, força, equilíbrio e coordenação de movimentos. Trata-se de uma atividade ou hobby muito saudável que pode ser praticada por todas as idades.

44. Dedicar-se à magia

A prática da magia é uma atividade/hobby de lazer que tem a capacidade de impressionar todas as pessoas, sobretudo as crianças. A sua prática permite desenvolver a imaginação e a criatividade individual.

45. Aprender uma língua estrangeira

Aprender uma língua estrangeira pode parecer difícil, mas a capacidade de falar duas línguas diferentes pode ser bastante estimulante e proveitosa em várias situações de emergência. Por outro lado, permite-lhe viajar entre continentes com uma maior segurança.

46. Praticar surf

O surf é uma das atividades ou hobbies mais radicais que pode praticar na água. Trata-se de um desporto de aventura fantástico que garante ótimos momentos de diversão e descontração.

47. Jogar às cartas

Jogar às cartas é um dos hobbies prediletos da maioria das pessoas, uma vez que garante bons momentos de descontração na companhia de outras pessoas. Por outro lado, é uma boa forma das pessoas se distraírem dos problemas ou dificuldades do quotidiano.

48. Escrever um blog

Escrever um blog é uma forma de conhecer pessoas de todo o mundo que compartilhem os mesmos interesses que os seus. Trata-se de um hobby criativo pois permite-lhe escrever sobre um tema que goste e se o pretender, fazer amizades na internet.

49. Praticar paintball

O paintball como passatempo, é um desporto de combate e a sua prática, individual ou em equipas, permite exercitar o corpo humano e consolidar relações de amizade. O objetivo principal do jogo passa por atingir as roupas de um oponente com tinta, sem causar qualquer tipo de dano ou lesão corporal.

50. Praticar mergulho

O mergulho é uma atividade ou hobby muito descontraído que faz com que o homem conheça o que se encontra no fundo dos oceanos. A sua prática pode ser realizada por qualquer pessoa e é uma forma excelente de fugir ao ritmo mecânico e rotineiro do dia-a-dia.

51. Praticar esgrima

A esgrima é um desporto que esteve sempre ligado às guerras, torneios medievais e duelos em nome da honra e do bom nome. Atualmente, a sua prática só pode ser realizada em demonstrações e campeonatos e o seu objetivo principal passa por atingir o adversário, com um florim, o maior número de vezes. 

52. Dedicar-se ao desenho e à pintura

O desenho e a pintura são hobbies muito apreciados no mundo da arte. A sua prática revela toda a criatividade e originalidade dos seus autores e isso distingue-os dos demais.

53. Dedicar-se à astronomia

O estudo das estrelas é um dos passatempos intelectuais que pode adotar. Com o auxílio de um pequeno telescópio ou de um par de binóculos de alta resolução é possível observar o espaço e as estrelas e quem sabe até fazer grandes descobertas científicas.

54. Navegar na internet

A internet é todo um mundo novo que se abre e está à distância de um clique. A sua utilização é uma das atividades mais prezadas por todas as pessoas, pois na web encontram-se milhares de opções para passar bons momentos de lazer.

55. Fazer a árvore genealógica da família

Fazer a árvore genealógica da família é um hobby muito interessante que pode chegar a ser de difícil realização, logo um maior desafio. Trata-se de um passatempo único que lhe permite conhecer e compreender as suas raízes.

56. Praticar corridas de aventura

As corridas de aventura como passatempo podem durar um dia todo e, normalmente, incorporam inúmeras atividades que os participantes têm de realizar. Trata-se de uma atividade radical que possibilita ao homem estar em contacto com a natureza e praticar exercício físico.

57. Fazer tricô

O tricô é conhecido por ser uma atividade ou hobby feminino, no entanto foram os homens que o inventaram. Trata-se de um passatempo muito útil e excelente para passar horas de relaxamento.

58. Dedicar-se à programação informática

A programação informática é uma das atividades mais recentes que surgiu com o advento das novas tecnologias. Atualmente, as pessoas constroem jogos online e lançam inúmeros aplicativos de código aberto apenas por diversão e entretenimento.

59. Fazer reparações em casa

O ato de fazer reparações em casa é uma atividade ou hobby que pode ser mais simples ou mais complicado, mas muito útil. A sua prática permite-lhe ter um maior conhecimento acerca do funcionamento das coisas e isso é bom pois vai conseguir estar preparado para resolver qualquer tipo de problema.

60. Praticar meditação

A meditação é uma forma de se relaxar e adquirir novas forças para enfrentar as adversidades da vida. Trata-se de uma atividade ou hobby relaxante que faz com que o homem entre em contacto consigo próprio e redescubra as suas prioridades.

 

Esta é uma lista de atividades, hobbies ou passatempos que se encontra em crescimento. Concorda com esta seleção? Na sua opinião, que outras atividades ou hobbies podem ser adicionados à lista?

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades por email!

Cromossoma Y