A melhor barba para o formato do seu rosto
Partilhar
0 Partilhas
Clique para ver mais...

Créditos da Imagem Autor:

Sempre existiram homens com barba e na Antiguidade a maioria dos indivíduos era barbuda. Neste momento, muitas regiões do mundo - por questões sociais ou religiosas - têm como tradição a utilização da barba. Contudo, a opção pelo uso da barba não é vista como uma obrigação, mas sim como uma forma de estilo próprio e de beleza pessoal.

Muitos homens modernos aderiram à moda da barba por fazer por várias razões distintas: por gostarem de ver o seu rosto com pêlo, por não saberem fazer a barba da maneira mais correta ou, simplesmente, por não gostarem de se barbear. Se você é uma dessas pessoas, saiba qual é a melhor barba para si de acordo com o formato do seu rosto.

Tipos de rosto

Não há dois rostos iguais, uma vez que cada pessoa tem os seus traços faciais específicos. No entanto, todos os rostos podem ser categorizados nos 5 formatos seguintes:

Rosto redondo

Para homens com o rosto redondo, é aconselhável que utilizem uma barba muito bem desenhada que lhes permita alongar a face. A zona das bochechas deve ser particularmente destacada e todos os pelos laterais devem ser removidos. Normalmente, o uso da pêra, conhecido como cavanhaque no Brasil, é uma excelente opção para se tornar um homem irresistível.

Rosto triangular

Para quem tem um rosto triangular, é recomendável que utilize uma barba com linhas retas bem definidas. Neste formato, o bigode deve ser o mais arredondado possível para que o queixo não fique tão fino. Assim, o aumento da área do rosto será evidente, o que fará com que fique mais uniforme e preenchido.

Rosto quadrado

Os homens com o rosto quadrado podem usar barba no estilo mais clássico e tradicional. Nestas situações, a barba deve estar bem definida, mas sempre curta, caso contrário o formato quadrado do rosto será mais evidenciado. Os modelos de barba que apresentam um desenho arredondado diminuem as linhas fortes e retilíneas da face, o que faz com que a utilização de pêras e de bigodes não seja nenhum erro de estilo.

Rosto oval

O homem com o rosto oval pode usar vários modelos de cortes e de desenhos de barba, uma vez que o seu rosto apresenta uma boa proporção entre as linhas. Neste caso em particular, a barba desenhada pode suavizar as linhas que se queiram ver  disfarçadas, além de esconder eventuais imperfeições que possam existir no rosto.

Rosto angular

Para homens com rosto angular, isto é, com várias arestas, a barba mais adequada deverá suavizar os ângulos da face ou evidenciar as bochechas e o queixo. Contudo, esta opção é sempre subjetiva, pois existem indivíduos que preferem mostrar os contornos do seu rosto em vez de os esconder.

A escolha da barba segundo a idade

A idade também pode interferir na escolha do tipo de barba mais apropriada para o rosto. Muitos jovens optam por desenvolver um estilo mais ousado, desenhado, selvagem e até mesmo mais rústico. Ao passo que os homens mais maduros ou experientes gostam de usar uma barba mais limpa e definida de modo a manter uma boa aparência.

A escolha da barba segundo o peso

Além da idade, o peso também é um critério muito importante na escolha da melhor barba. Os homens que se encontram acima do peso recomendado não devem optar por barbas muito compridas, uma vez que essa opção faz com que pareçam ainda mais pesados. Nestes casos, o ideal é que a barba não seja muito espessa de modo a não aumentar o volume.

Alguns cuidados adicionais

  • Para os que desejam manter a barba durante um grande período de tempo, devem ter em atenção que, à semelhança dos cabelos, os pelos faciais necessitam de muitos cuidados de manutenção. Assim sendo, é aconselhável que utilize shampoo, condicionadores e bons esfoliantes para a pele.
  • Atualmente, existem inúmeros produtos de higiene que foram desenvolvidos para um melhor cuidado do rosto do homem, desde os cremes e loções para a barba às melhores máquinas de barbear do mercado. Tenha em atenção que a melhor barba justifica e exige sempre os melhores produtos.

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades por email!

Cromossoma Y