Os melhores suplementos alimentares para quem quer ganhar peso
Partilhar
0 Partilhas

Créditos da Imagem Autor:

Existem homens que possuem um biótipo específico ou um metabolismo mais acelerado, que torna o processo de ganho de peso uma tarefa mais difícil. Nesse sentido, muitas vezes é aconselhável que seja desenvolvido um programa direcionado, onde se junta uma alimentação equilibrada com atividades físicas orientadas, para que haja um ganho de peso eficiente e saudável, através do desenvolvimento da massa muscular magra, sem contudo ocorrer um aumento do percentual de gordura corporal. Aliado a isso, existem alguns suplementos alimentares que, quando adequadamente indicados, podem fornecer calorias e nutrientes extras, capazes de contribuir para resultados mais rápidos e satisfatórios. Sabe quais são?

Maltodextrina

Suplemento alimentar de alto índice glicémico, atua como repositor de energias após o treino físico, e pode auxiliar no ganho de peso corporal quando ingerido em conjunto com suplementos alimentares proteicos, uma vez que funciona como fonte de carboidratos e ajuda a potencializar a absorção de proteínas, produzindo um aumento do peso corporal através do desenvolvimento de massa muscular magra.

Caseína

Este suplemento alimentar é rico em glutamina, um aminoácido fundamental para o desenvolvimento dos sistemas imunológico e muscular, e deve ser consumido misturado com leite ou sumo, visando basicamente aumentar o peso e preservar a musculatura corporal. Além de estimular o sistema imunológico para que o organismo se torne mais forte e resistente, a caseína atua como um excelente fornecedor nutricional, libertando lentamente os aminoácidos na corrente sanguínea e evitando dessa forma o desgaste energético e a perda da massa muscular.  

Creatina

A creatina é composta por três aminoácidos essenciais (arginina, glicina e metionina), e representa uma forma simples e eficiente de aumentar a força e a resistência física do organismo, contribuindo efetivamente para o processo de ganho de peso. Este suplemento alimentar promove uma maior retenção de líquidos no organismo, aumentando a quantidade de energia libertada para os músculos durante as atividades físicas, permitindo dessa forma uma maior repetição de movimentos, que resulta na hipertrofia das células musculares e no aumento do peso corporal e da massa magra… mas sempre de uma forma saudável e produtiva.

BCAA

Composto por três aminoácidos essenciais (leucina, isoleucina e valina) que trabalham em conjunto e desenvolvem um papel fundamental para a reparação e construção do tecido muscular, este suplemento alimentar estimula a síntese de proteínas e proporciona um ganho de peso equilibrado através da substituição da gordura corporal pelo desenvolvimento e construção de massa muscular magra.

Whey Protein

É um dos suplementos alimentares mais importantes para quem deseja um ganho de peso equilibrado e associado a um aumento de massa muscular, uma vez que proporciona uma fonte rica de aminoácidos essenciais e desempenha um papel crucial para a síntese de proteínas no organismo, facilitando o desenvolvimento e o fortalecimento dos músculos.

Oxido nítrico

Esse suplemento alimentar é especialmente indicado antes dos exercícios de força, uma vez que produz a dilatação dos vasos sanguíneos, permitindo um maior fluxo de sangue e circulação de oxigénio, nutrientes, hormonas anabólicas e água para os músculos. Dessa forma, estimula o organismo a queimar uma maior quantidade de gordura corporal e utilizá-la como fonte de energia, permitindo um treinamento com maior duração e intensidade, capaz de resultar num ganho de peso ao nível da massa muscular magra.

Hipercalóricos
Os hipercalóricos são suplementos alimentares formados por uma combinação de carboidratos de alto índice glicémico, proteínas puras, aminoácidos, vitaminas e minerais, que fornecem uma fonte extra de calorias para a dieta diária, contribuindo efetivamente para o aumento de peso, sem contudo acrescentar gorduras nocivas à saúde ou ao organismo. Isto porque a sua composição equilibrada permite que o elevado teor calórico proporcione ganho de peso através do desenvolvimento de massa corporal magra.  

Óleo de linhaça

Rico em ómega-3 e ácidos graxos essenciais, o óleo de linhaça ajuda a melhorar o sistema imunológico do organismo, estimula a produção das hormonas necessárias para o desenvolvimento muscular e regula a produção de insulina. Além disso, sendo um suplemento alimentar altamente calórico (1 colher de sopa contém 120 calorias), pode ser particularmente útil nos programas de ganho de peso.

Multivitaminas e minerais

As vitaminas e minerais são essenciais para que o organismo possa converter os alimentos ingeridos em energia e nutrientes fundamentais, que asseguram o perfeito funcionamento corporal e a absorção máxima de proteínas, contribuindo para potencializar o ganho de peso e uma construção muscular saudável.

É importante lembrar que, embora estes tipos de suplementos alimentares possam representar um fator adicional de ajuda e estímulo nos programas de ganho de peso, não substituem uma alimentação equilibrada aliada a hábitos saudáveis de estilo de vida e atividade física.

Além disso, é essencial consultar um profissional capacitado, para que ele possa fazer uma avaliação individualizada de cada caso e orientar adequadamente sobre o suplemento alimentar mais indicado e a forma correta de consumi-lo, sem colocar em risco a saúde e o bem-estar do organismo.

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades por email!

Cromossoma Y