Os melhores tratamentos antienvelhecimento para os homens
Partilhar
0 Partilhas

Créditos da Imagem Autor:

Nos dias que correm, são cada vez mais os homens que fazem do cuidar e melhorar a sua imagem um gesto diário, pelo que existem cada vez mais tratamentos direcionados ao público masculino. Especialmente indicados para aqueles homens que querem prevenir e/ou atenuar os sinais de envelhecimento, estes são os melhores tratamentos antirrugas masculinos.

Botox

Com o botox, pequenas quantidades de toxina botulínica são injetadas diretamente no músculo localizado abaixo da ruga (normalmente na testa e no contorno dos olhos). Os homens precisam de uma quantidade um pouco maior de botox do que as mulheres, pois a musculatura masculina é mais densa. O botox paralisa temporariamente a musculatura, permitindo o relaxamento das rugas e o resultado é uma pele com um aspeto mais suave e mais jovem.

O processo é feito num consultório especializado neste procedimento estético e dura aproximadamente 30 minutos. Normalmente, os resultados são percebidos imediatamente ou em poucos instantes após a aplicação, durando cerca de seis meses. A aplicação de botox não apresenta normalmente nenhum efeito colateral, sendo que o paciente pode regressar à rotina normal mal saia do consultório.

Preenchimento facial

Trata-se de um tratamento antienvelhecimento onde é aplicada uma substância específica – ácido hialurónico – em rugas e depressões no rosto, diminuindo a profundidade e melhorando o aspeto da região, além de estimular a produção de colagénio. Num preenchimento temporário, o ácido hialurónico não produz nenhum efeito adverso e não impede o regresso ao trabalho em seguida. No preenchimento definitivo, ocasionalmente podem ocorrer edema e vermelhidão local, que desaparecem em 48 horas, bem como pequenos hematomas, que desparecem em 7 dias. No entanto, o paciente pode sair do consultório e voltar imediatamente às suas atividades normais.

Microdermoabrasão

Este tratamento antienvelhecimento é um peeling mecânico superficial, onde cristais minúsculos são pulverizados sobre a pele para remover suavemente a camada exterior – no fundo é uma esfoliação que deixa a pele mais macia e sedosa. A combinação das ações de vácuo e de esfoliação estimula a produção de colagénio e elastina, proporcionando o rejuvenescimento da pele. A microdermoabrasão remove as linhas finas de expressão e proporciona à pele uma aparência mais jovem e luminosa. As sessões duram cerca de 30 minutos, e são necessárias entre 4 e 6 sessõespara ver resultados, que podem durar vários meses, dependendo da idade e das condições da pele do homem.

Lifting facial

O lifting facial é um procedimento cirúrgico indicado para rugas profundas e peles danificadas, em especial em pacientes com mais de 50 anos. Consiste no levantamento dos tecidos, suavizando os sinais de envelhecimento sobre a pele e é normalmente realizado na região da testa, sobrancelhas e olhos, com resultados positivos.

O lifting “estica” a pele, minimizando ou eliminando as rugas e a pele flácida. Este procedimento pode corrigir diferentes imperfeições e pode ser aplicado em uma ou mais partes do rosto. No entanto, é um procedimento cirúrgico e, como tal, bastante invasivo. Por esse motivo, deve ser feita uma avaliação criteriosa antes de optar por este tratamento antienvelhecimento.

A cirurgia normalmente dura algumas horas e normalmente há necessidade de pelo menos uma noite no hospital. O resultado final poderá ser observado a partir do terceiro mês após a cirurgia. Os resultados obtidos depois da cirurgia irão permanecer para sempre no rosto. No entanto, o processo de envelhecimento não é paralisado, e os efeitos do tempo continuarão a aparecer com o passar dos anos.

No pós-operatório o paciente pode sofrer alguns incómodos, provocados sobretudo pela falta de mobilidade facial, e é comum existirem inchaços e pele avermelhada na região, que tendem a melhorar passadas uma ou duas semanas. Após este período, o paciente pode voltar às suas atividades normais, tomando o cuidado de evitar a exposição prolongada ao sol durante alguns meses.

Peeling Químico

Este tratamento antienvelhecimento utiliza diferentes substâncias químicas para esfoliar as camadas superficiais mais danificadas da pele, suavizando ou eliminando rugas e linhas de expressão, permitindo assim um rosto mais descansado e iluminado.

Dependendo do tipo de peeling, este tratamento pode proporcionar uma sensação refrescante na pele (peeling rápido), estimular a produção de colagénio, reduzir as rugas e melhorar a textura da pele, no caso de um peeling mais profundo. O peeling rápido dura aproximadamente 30 minutos, o médio pode demorar entre 30 e 60 minutos e o peeling profundo demora cerca de duas horas.

Normalmente, o peeling rápido apresenta poucos ou nenhuns efeitos após a sua aplicação. O peeling médio exige entre 4 a 7 dias de recuperação, e o profundo implica cerca de duas semanas até que se dê a cicatrização completa.

Normalmente, um peeling leve ou rápido precisa de ser repetido algumas vezes para melhores resultados. Os médios duram cerca de um ano, e os efeitos do peeling profundo são permanentes, embora novas alterações na pele possam formar-se com o passar do tempo.

Laser

Para efeitos de antienvelhecimento, são normalmente utilizados dois tipos de tratamentos a laser: o laser de dióxido de carbono (CO2) e o Érbio. Ambos atuam da mesma forma – removem as camadas superficiais da pele danificada e estimulam a produção de colagénio, o que irá reduzir o aparecimento de rugas e manter a pele firme. A mais recente versão do laser CO2 utiliza uma luz pulsada curta ou feixes de luz contínua para remover camadas superficiais de pele, com um dano mínimo de calor. A recuperação pode demorar até duas semanas.

O laser de Érbio é projetado para remover rugas e linhas de expressão moderadas. Uma das vantagens deste tratamento é o facto de causar menos efeitos colaterais, como inchaço e vermelhidão, o que permite um tempo de recuperação mais rápido do que com o tratamento a laser de CO2. Em alguns casos, a recuperação pode ocorrer em apenas uma semana.

O tratamento com laser aumenta a firmeza e elasticidade da pele, estimulando a produção de colagénio e minimizando as linhas de expressão finas, o que confere uma textura mais uniforme à pele.

Geralmente, o tratamento é feito num consultório especializado neste tipo de tratamento estético. Quando realizado sobre pequenas partes do corpo, demora cerca de 30 a 45 minutos, enquanto um tratamento de rosto inteiro pode demorar até duas horas.

É normal o aparecimento de inchaço e vermelhidão após a aplicação, assim como uma sensação de coceira ou ardor durante 12 a 72 horas após o procedimento. Cinco a sete dias depois do tratamento a laser, a pele provavelmente vai ficar seca e pode descamar. É particularmente importante o uso do filtro solar com um fator de proteção solar de 50 ou superior para proteger bem a pele durante o período de cicatrização. Os resultados são permanentes, mas a exposição contínua da nova pele a quantidades excessivas de raios solares poderá danificar a pele novamente.

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades por email!

Cromossoma Y