Novo emprego: como construir uma boa relação com o seu patrão
Partilhar
0 Partilhas
Clique para ver mais...

Créditos da Imagem Autor:

Parabéns! Foi contratado para um novo trabalho. Certamente que não vai querer que quem o contratou se arrependa profundamente - este seria o seu grande primeiro erro no novo emprego. O seu patrão é a chave fundamental do sucesso do seu novo trabalho, e provavelmente do seu futuro profissional.

Existem duas grandes relações que um homem deve manter com grande afinco na vida: uma é com a sua cara-metade e a outra é com o seu patrão.

Considerando que neste caso estamos a falar do seu novo patrão, então vamos dar-lhe a sabedoria básica para perceber como manter esta relação em bom estado.

É fundamental começar o seu novo emprego com o pé direito, seja com o seu chefe ou seja com o seu patrão; os seus esforços deverão ser sempre na perspetiva de manter uma relação produtiva e duradoura.

Observe, oiça e aprenda

É extremamente importante que durante as primeiras semanas, perceba qual é a cultura da empresa/organização onde vai começar a trabalhar. Aprenda a ouvir e observe como interagem as restantes pessoas. Mantenha as suas observações e opiniões para si até perceber o que é que os seus colegas e patrão consideram uma mais-valia verbal. Mesmo que faça questões que considere inteligentes, a forma como o seu patrão as ouve será fundamentada pelas primeiras impressões que teve de si. Porém, saiba que é sempre melhor esclarecer uma dúvida importante do que assumir algo errado e começar logo na direção errada.

Aprenda a comunicar como o seu patrão espera

Alguns patrões são mais próximos, estando presentes diariamente, durante o dia de trabalho, outros podem falar consigo apenas uma vez por semana ou menos. Independentemente do tipo de contacto que tenha com o seu patrão o que interessa é que a comunicação entre ambos permaneça em bom funcionamento. Independentemente do tipo de comunicação – e-mail, cara-a-cara – certifique-se que mantém o seu patrão informado acerca de: em que está a trabalhar, o que terminou e quais os resultados produzidos, o que pode fazer para ajudar o seu patrão. Atenção ao que nunca deve dizer ao seu chefe!

Seja e pareça profissional

Não deixe que a sua imagem atual impeça a possibilidade de ser promovido no futuro. Pode ficar chocado com esta afirmação, mas a realidade é que pode ser extremamente profissional, mas se a sua imagem se desadequar ao local de trabalho, ou mesmo ao que os clientes esperam, a sua carreira está condenada. Uma má imagem pode prejudicar as suas relações não só com os seus colegas, mas também com o seu patrão, que pelo que vê pode não o considerar 100% certo para a vaga que tanto sonhava.

Demonstre iniciativa

Não seja um empregado que se senta à espera que o mandem fazer algo. Seja proativo e descubra o que fazer; não espere sempre que o seu chefe ou patrão lhe digam o que deve fazer. Desta forma, ele vai sentir que você é alguém que se importa e que não é necessário estar sempre a dizer-lhe o que fazer. Demonstre que é proativo e conseguirá a admiração do seu patrão. Faça algo quando perceber que é necessário ser feito algo. Nem que seja porque percebeu que o seu escritório está a precisar de uma arrumação. Mostre que não há tarefa que não é capaz de fazer, e de antecipar.

Chegue cedo e saia tarde

Sempre que começar um novo emprego não caia no erro de chegar a horas e sair a horas. Mostre ao seu patrão que está empenhado e que a sua motivação ultrapassa as horas do seu dia de trabalho. Esteja empenhado em aprender e em fazer, nem que seja pôr em prática a arte de parecer que faz; porém o ideal é fazer e mostrar trabalho feito.

Faça um trabalho de mestre

Fazer um bom trabalho é essencial para cair nas boas graças do patrão, e nem por isso menos importante do que tudo o resto. Um mestre no seu trabalho é o exemplo dado a todos os outros colegas, alguém com quem se deve aprender. Seja, e lute para ser o mestre do seu trabalho, torne-se insubstituível e nunca se esqueça de continuar sempre pronto para aprender mais e mais, sendo sempre capaz de ser o exemplo dado pelo seu patrão.

Ajude-o a brilhar

Ofereça-se para ajudar o seu patrão em qualquer tarefa que considere capaz de brilhar. Caso ele não tenha tempo, ofereça-se para lhe organizar uma apresentação, ou algum tipo de tarefa. Faça o seu patrão fazer boa figura através do seu trabalho, isto será fundamental para desenvolver uma relação sólida com ele.

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades por email!

Cromossoma Y