×

Mensagem de erro

Warning: file_get_contents(http://graph.facebook.com/?id=http://cromossomoy.com/artigos/treino-circuito-circuit-training): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden em support_shares() (linha 159 de /home/cy/public_html/sites/all/modules/custom/support/support.module).
Treino de circuito (Circuit Training)
Partilhar
0 Partilhas
Ginásio homem

Créditos da Imagem Autor:

Este tipo de treino é um excelente treino para quem deseja queimar gordura.

Se as suas infindáveis sessões de cardio não têm surtido o efeito emagrecedor que deseja, talvez esteja na hora de começara a pensar fazer um treino de circuito.

Se vai ao ginásio com o objectivo de emagrecer, e perder gordura, fazer cardio é das melhores opções que pode tomar. Um treino de alta intensidade com exercícios de maior intensidade, permite-lhe queimar um elevado nível de calorias. Se fizer este exercício logo pela manhã ainda terá a vantagem adicional de queimar uma maior quantidade de calorias durante o restante dia, pois este exercício elevará o seu metabolismo.

Com um treino de circuito estará simplesmente a fazer treino de fitness normal, mas com uma particularidade: nada de descanso. Com este tipo de treino pode fazer uma série de exercícios complementares, mantendo o ritmo cardíaco alto, enquanto melhora a capacidade de coordenação corporal.

Este treino é um tipo de levantamento de pesos que lhe permite substituir as tradicionais sessões de cardio. Saiba que o corpo por vezes adapta-se a actividades físicas de endurance estagnando os resultados esperados; o treino de circuito permite-lhe conseguir ultrapassar esta barreira, conseguindo sentir sempre resultados logo depois de cada sessão.

Devido à forma como o treino de circuito é feito, este irá focar-se essencialmente no seu lado cardiovascular, em vez da força. Isto significa que é uma excelente adição ao seu treino de levantamento de pesos, pois o treino de circuito não é nenhum tipo de substituto do treino de levantamento de pesos.

Performance

O treino de circuito implica uma série de exercícios feitos sucessivamente. Durante o tempo de treino deverá manter exactamente o mesmo peso para que consiga mover-se de um exercício para outro fluidamente. Devido à falta de período de descanso entre os exercícios, o metabolismo do seu corpo deverá aumentar suficientemente para que a sessão seja mais semelhante a uma sessão intensiva de treino cardio. Deverá fazer um exercício com as devidas repetições e de seguida passar logo para outro sem qualquer intervalo até terminar o circuito.

Este treino não implica fazer um agachamento, depois um press de ombros, seguido de um outro agachamento e sempre assim. Em vez disso deverá fazer todos os agachamentos de uma vez, de seguida passará para todos as repetições de press de ombros, e assim sucessivamente.

Este tipo de treino é um pouco exigente para o corpo em termos de processo de recuperação; o peso que costuma usar deve ser reduzido drasticamente, especialmente quando estiver no fim das séries do circuito: momento em que ambos os sistemas musculares e nervosos se encontram extremamente cansados. Não tente ser um super-homem nestes exercícios se realmente quiser obter resultados, quanto menos peso melhor.

Alguns exemplos:

 

Estes exercidos deverão ser realizados em repetições de 5:

Esquema de treino

 

 

Estes exercidos deverão ser realizados em repetições de 6:

Esquema de treino 2

 

Depois de ter completado cada grupo de exercícios, passe ao próximo sem pausa até terminar a lista dos exercícios. Depois descanse durante um curto espaço de tempo (cerca de 1 minuto no máximo) antes de completar outra vez o mesmo circuito feito da mesma maneira. O ideal será fazer cinco circuitos seguidos.

À medida que vai fazendo progressos neste tipo de treino, pode aumentar as repetições em cada exercício, ou aumentar o número de circuitos. O seu objectivo não é fazer este tipo de sessões em endurance, mas sim de seguida e com velocidade. Depois de verificar que já faz este tipo de exercício com relativa facilidade, poderá aumentar as repetições para 8 e completar 6 circuitos, mas o melhor será aumentar ligeiramente o peso do treino.

Ultimas considerações

  • Faça um treino de circuito com exercícios com os quais esteja familiarizado. O importante aqui é que a sequência de exercícios flua naturalmente, sem obstáculos.
  • Escolha exercidos que possa fazer facilmente sem que tenha de estar em posições difíceis, ter de se reajustar, ou tenha de mudar o tipo de barra.
  • Coloque um peso com o qual que se sinta confortável, isto é um exercício de resistência e não de força!
  • Para este tipo de treino, quanto menos exercícios existirem nos quais deva estar deitado, melhor.
  • Tenha em atenção que este tipo de treino é bastante exigente em termos de preparação física, devendo sempre complementá-lo com outro tipo de treinos. Fazer treino de circuito 2 vezes por semana é um excelente começo, podendo ajustar as vezes que o pratica à sua condição física e ao longo do tempo.
  • Da próxima vez que estiver na passadeira, bicicleta ou elliptical trainer, e estiver com a sensação de tédio, considere substitui-los por este tipo de treino. Demorará menos tempo no ginásio, e alcançará resultados visíveis em menor espaço de tempo.

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades por email!

Cromossoma Y