×

Mensagem de erro

Warning: file_get_contents(http://graph.facebook.com/?id=http://cromossomoy.com/artigos/vantagens-desvantagens-iphone): failed to open stream: HTTP request failed! HTTP/1.1 403 Forbidden em support_shares() (linha 159 de /home/cy/public_html/sites/all/modules/custom/support/support.module).
Vantagens e desvantagens do iPhone
Partilhar
0 Partilhas
 iPhone

A revolução tecnológica é marca por excelência do mundo moderno, cada vez mais evoluído e dependente da máquina. Numa procura tecnológica, mas com uma aparência original, elegante, simples e de fácil manuseamento, é assim que objectivamos os mais diversos produtos do dia-a-dia. Foi desta forma que a Apple catapultou para o mercado o iPhone.

O que é um iPhone?

O iPhone representa o mais avançado sistema operativo móvel, um progresso a nível das telecomunicações mas também no campo das tecnologias. A sua introdução na sociedade caracterizou o iPhone como o “smartphone” de maior sucesso de todos os tempos. Combina três produtos num só: um telemóvel revolucionário, um iPod de ecrã panorâmico e um dispositivo de Internet inovador que permite o acesso a correio electrónico HTML e a navegação completa na Internet. A interacção com o utilizador é feita através de uma tela sensível ao toque, o chamado “touch screen”. Afirma-se que é provavelmente o produto mais lucrativo na história da Apple.

Quando foi lançado o iPhone?

O lançamento do iPhone foi no dia 29 de Junho de 2007 nos Estados Unidos da América (EUA). Em Portugal chegou às lojas no dia 11 de Julho de 2008 e começou a ser comercializado pela operadora Vodafone nas modalidades de 8 e 16 GB, com o custo de €499,90 e €599,90 respectivamente.

O que é possível fazer com um iPhone?

Com o iPhone é possível fazer tudo ou “quase” tudo. Foi precisamente este o escopo da Apple quando criou o iPhone, aliás a marca criou um vídeo onde mostra a imprescindibilidade do iPhone no quotidiano de um conjunto de pessoas com hábitos e profissões díspares, desde de uma dona de casa a um empresário de sucesso.

Podemos categorizar o iPhone como um equipamento completo, diferente do que é comum e isso chama a atenção das pessoas, cria nelas uma fantasia a realizar e isso desperta o bichinho consumista existente em cada um de nós.

Além destas vantagens, o iPhone apresenta muitas características que o assemelham a um computador normal e que o diferenciam dos restantes telemóveis disponíveis no mercado.

Quais as principais características de um iPhone?

Podemos destacar como características principais os inúmeros serviços que oferece, é um tudo em um: Telefone, iPod, PDA e Câmara, o que lhe atribui a competência da multifuncionalidade.

Possui um processador extremamente rápido, um teclado virtual e um ecrã de grandes dimensões para uma melhor visualização dos menus, contribuindo para um visual organizado e limpo, acrescentando uma aparência leve e uma estética perfeita.

É ideal para um público jovem devido à  mobilidade e comunicação que oferece, mas não se resume a eles porque também pode ser adoptado por uma pessoa de negócios, tal a graciosidade e intelectualidade que representa.

 A sua bateria tem capacidade de duração até 8 horas para chamadas de voz, 6 horas para o uso da Internet, 7 horas para exibição de vídeos e 24 horas para música. Em termos de armazenamento tem memória interna de 8 GB.

Por conseguinte, a câmara de 2 Megapixel possibilita a realização de vídeos e animações e, para além de permitir ver vídeos, áudio e animações, faculta também a conexão sem fios Wi-fi, Bluetooth e GSM de 4 bandas.

À semelhança de um computador, tem sensores que automaticamente fazem girar a tela de acordo com a posição que o utilizador o coloca. Incorpora também um sistema de correcção ortográfica e um dicionário inteligente que tem a capacidade de aprender novas palavras.

Ao nível de outros extras é de realçar o calendário, o acesso ao Google Maps com direito a fotos por satélite, assim como vários aplicativos localizados na Home Screen, incluindo o YouTube.

Uma outra característica muito peculiar é a existência de um sensor de luz que detecta a iluminação do ambiente, regulando a potência do brilho, aumentando ou diminuindo, como forma de economizar energia da bateria.

Desvantagens do iPhone

Por outro lado, pois não existe bela sem senão, o iPhone apresenta algumas desvantagens, das quais destacamos as seguintes:

A primeira a registar, e é a principal desvantagem assinalada por todos os que conhecem o iPhone é o custo do mesmo, incomportável para muitas carteiras. É um telemóvel que demora na resposta aos comandos introduzidos pelo utilizador, não é um equipamento virado para a produtividade, pois não edita Excel e tem poucos programas. O tamanho do equipamento é também um dos aspectos negativos, pois condiciona a mobilidade dos seus utilizadores.

Outro aspecto que merece nota de destaque é a necessidade de o “alimentar” constantemente, porque a bateria só dura 5 horas. Por outro lado, as músicas e vídeos não podem ser baixados e compartilhados, é um equipamento que não possui frequência FM nem TV, o Bluetooth não transfere arquivos e não tem qualquer entrada para a utilização de cartão de memória. A tela fica com as marcas dos dedos porque não usa caneta.

 No caso do equipamento necessitar de intervenção técnica, a Apple não permite, sob caso algum, a troca do equipamento por um outro novo nos 14 dias iniciais, ao contrário do que é prática comercial, em que existe para o cliente o período experimental. O iPhone inclui 90 dias de garantia ao contrário dos dois anos oferecidos por qualquer outro equipamento.

Todas estas limitações fizeram com que a Apple continuasse a aperfeiçoar o iPhone, com o intuito de proporcionar uma melhor resposta dos seus serviços a todos os seus clientes e, dessa forma, lançou no mercado mundial o iPhone mais rápido e potente de sempre: O iPhone 3G S.

O novo iPhone 3G S

O iPhone 3G S chegou ao mercado apresentando-se como a evolução natural do anterior iPhone 3G.

A primeira coisa que salta à vista no iPhone 3G S é a rapidez das aplicações. As páginas de Internet são carregadas em muito menos tempo e agora pode ver-se os anexos de e-mail muito mais rapidamente.

Os gráficos 3D foram melhorados, o que proporcionou uma incrível experiência nos jogos.

Os principais destaques vão para o seu desempenho, agora é duas vezes mais rápido, a sua capacidade de armazenamento também foi aumentada para 16 GB e 32 GB.

Permite a gravação e edição de vídeo, tem bússola e controle de voz.

A resolução da câmara evoluiu para 3 Megapixéis com focagem automática e/ou através do toque com alta qualidade de transmissão.

Outra característica interessante é a de que o “novo” equipamento possui um revestimento oleofóbico resistente a impressões digitais, que impede que os óleos adiram ao vidro de cobertura.

Todos estes melhoramentos têm como propósito: a excelência de uma marca num equipamento revolucionário. Considerado um luxo ou capricho por muitos, para outros não é mais do que uma geringonça que a tecnologia inventou, mas o que é certo é que ninguém fica indiferente ao iPhone e aos consequentes avanços da modernidade tecnológica.

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades por email!

Cromossoma Y