18 dicas para começar um pequeno negócio
Partilhar
0 Partilhas
Clique para ver mais...

Créditos da Imagem Autor:

Qualquer pessoa pode começar um pequeno negócio, seja em casa, num escritório ou mesmo na Internet. Conheça as 18 dicas para começar um pequeno negócio e seja o patrão com que sempre sonhou.

Para começar um pequeno negócio de sucesso, deixamos as 18 dicas seguintes:

1. Escolha uma boa equipa de trabalho

As pessoas são a alma do negócio, uma vez que são elas que vão construir ou destruir a fama de uma empresa. Para que a sua atividade seja um sucesso, é fundamental escolher uma boa equipa de trabalho, preferencialmente sem colegas de trabalho negativos, e trabalhar com elas no cumprimento dos mesmos objetivos. Seja exigente na criação de uma boa equipa, uma vez que isso é um dos passos mais importantes na criação de um negócio.

Tenha em consideração que a experiência de uma pessoa é importante para uma empresa, mas não produz grandes resultados se a pessoa não estiver comprometida com o projeto.

2. Lance as bases para ser bem-sucedido

Para começar um pequeno negócio, é preciso lançar as bases para testar a hipótese da empresa vir ou não a ter sucesso. Quando existe um bom modelo de negócio e ele é bem aceite pela maioria, as estratégias poderão ser melhoradas a médio/longo prazo.

3. Saiba que o erro faz parte do processo

Ninguém acerta à primeira e é por isso que o ato de errar faz parte do processo de construção de uma empresa. É recomendável que existam muitas falhas a vários níveis de modo a aprender com os erros e a criar uma estratégia vencedora. Seja tenaz, pois em todos os negócios, o fracasso faz parte do sucesso profissional.

4. Compreenda a diferença entre a construção de um produto e a construção de uma empresa

Existe uma grande diferença entre a construção de um produto e a construção de uma empresa. Os produtos estão relacionados com as suas características, ao passo que as empresas envolvem estratégias, pessoas e valores. Os melhores negócios são aqueles que estão focados na construção da empresa e não apenas na construção de um produto.

5. Faça aquilo que mais gosta

Este é um dos aspetos mais importantes para começar um pequeno negócio, pois é fundamental trabalhar naquilo que mais gosta e estar apaixonado pelo seu emprego. Se gostar do que está a fazer, não vai sentir a obrigação de ter de trabalhar e realizará todas as tarefas de uma forma espontânea.

6. Adquira experiência empresarial

É necessário adquirir experiência profissional para que o seu negócio consiga sobreviver. Mesmo que não tenha a formação académica mais apropriada, é recomendável que tenha conhecimentos administrativos, jurídicos ou noutras áreas relevantes para o funcionamento da empresa.

7. Não deixe logo o seu trabalho principal

Ter um rendimento estável é muito importante, pois assim não está totalmente dependente do novo projeto.

8. Mantenha-se comprometido e seja paciente

Todos os negócios têm altos e baixos e o segredo para superar as fases menos boas passa por permanecer sempre focado e comprometido com os valores e com os objetivos da empresa. Ao fazê-lo, conseguirá manter-se o mais ativo e motivado possível. Por outro lado, também deverá ser muito paciente, pois os negócios nem sempre correm bem.

9. Seja ousado

Não fique condicionado por pensamentos tradicionais que o impeçam de realizar os seus sonhos. Esteja disposto a romper barreiras para vingar com o seu negócio. Por vezes, é preciso ser ousado e dar um salto de fé para que as coisas evoluam para melhor.

10. Aprenda a dividir para conquistar

Uma empresa vale pela força do seu conjunto. Existem pessoas que são mais dotadas que outras em determinadas áreas e, como tal, devem ser corretamente aproveitadas. Coloque as pessoas nas posições mais adequadas aos seus conhecimentos e verifique se existe alguma falha geral na estrutura da empresa. Divida responsabilidades para que o seu negócio fique mais forte e atinja novos patamares.

11. Faça mudanças planeadas

Com o passar do tempo, uma empresa poderá ter a necessidade de fazer algumas mudanças. No entanto, estas deverão ser corretamente planeadas e executadas, da forma mais rápida possível. Dessa forma, é necessário que toda a equipa se reúna e verifique o que está a funcionar bem e o que pode ser melhorado.

12. Seja financeiramente esclarecido

Para começar o seu negócio, é fundamental que esteja financeiramente esclarecido, para aproveitar todos os recursos que estão ao seu dispor e para atrair novos investidores. Tenha em atenção que não deve viver acima das suas possibilidades, caso contrário o seu negócio estará condenado ao fracasso.

13. Saiba que menos é muitas vezes mais

Atualmente, vive-se na era da inovação e da tecnologia e é muito fácil que as pessoas e as empresas se distraiam e se desviem do seu caminho. Não é preciso ter as tecnologias e os produtos de última geração para que o seu negócio se consiga afirmar no mercado. Basta desenvolver a sua própria identidade, promover o espírito de equipa e trabalhar com afinco.

14. Fantasie com o seu negócio de sonho

Começar um negócio é uma atividade extremamente difícil, mas pode revelar-se uma experiência muito enriquecedora e positiva. Crie uma fantasia do seu negócio de sonho, para conseguir ultrapassar os obstáculos e as frustrações que possam surgir nos momentos menos bons. A fantasia faz parte da recompensa em todas as fases do processo de criação e pode ser uma ferramenta poderosa para ter aquilo que mais quer.

15. Esteja focado nas necessidades dos clientes

Os melhores negócios são aqueles que resolvem as necessidades reais dos seus clientes. É fundamental lidar com clientes insatisfeitos e saber o que as pessoas procuram. Como tal, deve ouvir os seus clientes e compreender as suas necessidades e preocupações principais. Dê voz aos seus clientes através do Facebook, Twitter, blog ou site oficial e faça com que eles se sintam especiais e que as suas opiniões sejam valorizadas.

16. Seja inesperado

Para que o seu negócio se distinga dos demais, é preciso dar uma razão às pessoas para que elas falem bem de si. Seja inesperado, criativo e atencioso e construa uma relação de proximidade com os seus clientes.

17. Procure soluções para todos os problemas

Comece por diagnosticar todos os problemas de uma empresa e pense nas melhores soluções para os resolver. Quando existe um problema no interior de uma empresa, é fundamental que ele seja imediatamente corrigido. Caso contrário, os seus danos poderão ser catastróficos, independentemente de ter ou não as melhores tecnologias.

18. Reúna o máximo de apoios

Para começar um negócio, é preciso reunir o máximo de apoios de amigos, conhecidos, familiares ou de investidores. Deve partilhar as suas ideias com todos, de modo a testar a força do seu modelo de negócio e, se possível, melhorá-lo.

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades por email!