Como engomar as suas roupas
Partilhar
0 Partilhas

Se já ultrapassou a fase de saber lavar a sua roupa, agora só lhe resta a segunda fase, o engomar! Vestir roupa amarrotada não é solução, a não ser que deseje ter um ar desleixado. Profissionalmente e socialmente o look da roupa amarrotada não é muito apreciado, e até uma estrela de rock usa as camisas engomadas!

Mandar as roupas para uma engomadoria torna-se um pouco dispendioso, e por vezes só lhe resta engomar você mesmo a sua roupa. Agora é só aprender a faze-lo.

Dicas iniciais

Para as camisas e para as calças, antes de iniciar qualquer procedimento, encha o ferro de engomar com água. O ferro de engomar tem uma abertura para colocar água dentro, verta alguma para dentro do ferro, até ele ficar cheio.

De seguida deve colocar o ferro na temperatura ideal para o tipo de tecido que vai engomar. Para saber a temperatura ideal que deve colocar no ferro para engomar uma peça de roupa, procure a etiqueta que vêm na parte interior dessa peça de roupa. Leia essa etiqueta, que entre composição e cuidados especiais a ter com ela, também diz qual a temperatura a que deve ser engomada. Nas camisas, usualmente esta etiqueta costuma estar nas laterais, nas calças usualmente está presa à cintura.

Coloque o ferro pousado de pé, com a base de ferro virada para si. Ligue o ferro à tomada e dê algum tempo para ele aquecer, menos de 1 minuto é usualmente suficiente. Para verificar se o ferro está suficientemente quente, verta algumas gotas de água na superfície metálica, se as gotas ferverem é porque o ferro está suficientemente quente.

Se a roupa estiver demasiado amarrotada, o ideal é borrifá-la com algumas gotas de água antes de começar a engomar; senão, pode começar a engomar a peça seca. Nunca engome uma peça manchada, ou usada com manchas de suor; o calor do ferro irá fixar essa nódoa, sendo bastante difícil, ou mesmo impossível de retirar depois.

 

Engomar as calças

  1. Tal como para outras peças de roupa, leia as instruções relativas ao engomar, que vem na etiqueta das calças; repare se as calças devem ser engomadas do avesso e qual é a temperatura indicada para o fazer.
  2. Comece pela parte superior das suas calças, a cintura e o cós, passe para ambos os bolsos, e finalmente passe até ás bainhas das calças.
  3. Vire as calças do avesso, depois coloque-as na parte arredondada da tábua de engomar, como se as quisesse vestir à tábua, colocando a parte da frente das calças para cima. Engome a parte da frente das calças, incluindo a cintura. Rode as calças e engome a parte de trás superior das calças.
  4. Coloque as calças ao longo da tábua de engomar de maneira a que ambas as pernas fiquem uma em cima da outra, ao longo da tábua (pelos vincos). Engome as calças de maneira a passar toda a perna, até cima. Mantenha os vincos nas calças engomando as calças pelas marcas já existentes. (Se forem umas calças de ganga, não faça vincos, coloque-as em cima da tábua de engomar, estendidas coma as pernas paralelas, engomando-as de baixo para cima dos dois lados.)
  5. Pegue na bainha das calças da perna que estiver a engomar puxe-a até à cintura, para poder engomar a parte de dentro das calças. Repita isto para a outra perna.
  6. Por fim engome as bainhas de ambas as pernas.
  7. Pendure as calças num cabide, para não perderem os vincos, e não amarrotarem.

Engomar uma camisa

  1. Desabotoe a camisa, incluindo punhos e colarinhos.
  2. Se a camisa for de cores claras engome-a do lado direito, se for de cores escuras engome-a do avesso.
  3. Coloque a camisa estendida na tábua de passar a ferro virada para baixo com o colarinho na zona da parte arredondada da tábua de passar.
  4. Comece por engomar as costas da camisa, movimente o ferro para cima e para baixo, levando-o até as pontas da camisa. Tenha em atenção para não deixar o ferro em contacto com o tecido mais do que uns segundos, para evitar queimar a camisa.
  5. Depois de engomar as costas, passe para a parte da frente, rodando a camisa na tábua de engomar até ficar com uma das partes da frente em cima da tábua.
  6. Engome uma das partes da frente da camisa, e de seguida engome a outra parte, passe com o ferro por debaixo dos botões e perto do colarinho.
  7. De seguida passe às mangas da camisa, coloque a manga da camisa ao longo da tábua e passe-a desde o punho até ao ombro, de seguida vire a manga e repita. Troque de manga e repita o processo. Saiba que é normal a manga da camisa ficar com um vinco desde o ombro até ao punho.
  8. Por fim, espalme o colarinho da camisa em cima da tábua, e engome os dois lados do colarinho da camisa
  9. Pendure a camisa num cabide, para não amarrotar.

Nota: mal termine de passar a ferro, desligue o ferro até à próxima vez que o usar. Não o deixe ligado e pousado em cima da tábua de engomar; quando pretender pousá-lo para movimentar a peça de roupa, coloque-o na parte metálica da tábua.

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba todas as novidades por email!