Clique para ver mais...

Reuniões são, para muitos, um mal necessário. Alguns minutos ou horas em que se pretende apresentar resultados, definir estratégias, apurar falhas e em que o objectivo principal é sempre o mesmo: procurar sair da reunião com mais conhecimento do que quando se entrou. O problema é que passados 10 ou 15 minutos do seu início já a mente começa a vaguear por outras paragens. E, para piorar, existe sempre alguém que decide dizer algo que não devia.

Para que não seja você o próximo, aqui ficam algumas ideias do que não deve dizer durante uma reunião.

1. “Essa informação não é correcta”

Antes de proferir estas palavras pense um pouco: tem a certeza do que diz? Tem dados que comprovem esta sua análise? Quem apresenta os dados é um superior seu?

É preciso sensibilidade para lidar com os nossos colegas de trabalho e o dobro dela para lidar com os nossos superiores hierárquicos. Mostrar que está atento e que também fez a sua análise é uma excelente demonstração de profissionalismo e empenho, mas é preciso saber dizer a coisa certa na altura certa. Para além disso, evite expor ou deixar alguém mal visto publicamente – discuta isso pessoalmente no escritório.

2. “Esta reunião é uma perda de tempo”

É possível que seja. Uma grande parte das reuniões são-no, de facto. Mas quando alguém o convoca é porque acha que existe necessidade para isso, de forma a aumentar a produtividade a prazo. Meça as palavras bem e demonstre objetivamente que o sucesso não se faz de idealizações mas de ações.

3. “A culpa não foi minha”

Se de facto tem culpa no cartório. Sociologicamente é melhor aceite o assumir da culpa do que a tentativa (vã) de afastar para outros os nossos erros. Todos erramos e essa é uma condição do próprio ser humano, é preciso não cair no exagero. Não só no local de trabalho mas durante toda a vida devemos pautar-nos pela humildade em detrimento da arrogância.

4. “Tenho de ir embora”

Só se a sua esposa estiver, nesse preciso momento, em trabalho de parto é que deve usar esta frase numa reunião. Se existe mesmo necessidade de sair antes da hora, deixe o motivo bem explícito antes de a reunião ter início e informe os seus superiores da situação. Falta de profissionalismo, falta de interesse pelo trabalho e desmotivação podem ser-lhe facilmente apontados se não o fizer.

5. “A nossa concorrência é melhor do que nós”

Então talvez seja melhor começar a pedir-lhes emprego. Para além desta frase ser desmotivadora, um dos pilares da gestão e da estratégia é de que existirá, ou poderá sempre aparecer, alguém melhor do que nós. Aponte as falhas mas valorize os pontos fortes: demonstra conhecimento pelo seu trabalho e, para além disso, motiva as “tropas” a dar o seu melhor.

A sua votação: 
4.53846