Clique para ver mais...

A prática de exercício físico deverá ser uma constante nas nossas vidas. Não só para nos manter saudáveis mas também para impulsionar a nossa auto-estima. Para obter sempre os melhores resultados, o nosso corpo é muito semelhante a nós próprios: requer constantes mudanças, adaptações e novas aprendizagens de forma a evoluir constantemente.

Nesse sentido, um erro muito comum é a manutenção dos mesmos exercícios e dos mesmos treinos durante muito tempo, colocando-nos numa zona de conforto e estabilidade que os nossos músculos não querem. Se o objectivo é aumentar a performance e a massa muscular, então aqui ficam algumas regras de ouro para manter o seu corpo sempre em evolução constante.

  1. Mude os seus objetivos – Se trabalha constantemente o mesmo grupo de músculos, ou se exercita sempre o seu corpo da mesma forma, este é o melhor conselho. Alterne os seus objetivos: hoje treine as pernas, amanhã os braços e depois o tronco. Pelo meio exercite o seu coração com um treino cardiovascular. Ou então crie ciclos (durante 2 meses treina um grupo de músculos, alterando para outro nos meses seguintes, etc.). A perseguição de um novo objetivo fará com que, a cada dia, sinta necessidade de ultrapassar mais um desafio. E, com isso, o aborrecimento e a moleza serão eliminados.
  2. Ouça música enquanto treina – A variação de ritmos e de sons podem fazer milagres pelo seu exercício. Ouvir a música certa na altura certa pode dar-lhe aquela adrenalina a mais para fazer mais uma série de exercícios ou fazer a sua mente relaxar enquanto faz o seu cardio e nem dá pelos longos minutos a passar. Mais energia, melhores resultados.
  3. Arranje um parceiro – Muitas vezes praticar exercício é um trabalho solitário. A vontade de ir para o ginásio acaba por ser diminuída quando nos falta vontade e ambição. Ao arranjar um parceiro estará a conviver ao mesmo tempo que se exercita, tornando a ida para o ginásio numa actividade social. Para além disso, uma competição saudável faz com que, tanto um como o outro, estejam sempre em busca dos melhores resultados. Não há ninguém que goste de perder.
  4. Aprenda uma nova modalidade – Já vai ao ginásio há muitos anos? Treina futebol desde criança? E que tal aprender uma nova modalidade? Existem tantos desportos, tantas formas de exercício físico para estimular o corpo e tornar a mente sã em corpo são que nem imaginamos. Se não é nenhum atleta profissional (ou mesmo que o seja) não há saber que ocupe lugar. E o seu corpo agradece o desafio.
  5. Mude o seu espaço de treino – Se está farto de ir sempre para o ginásio, ou para o mesmo campo de treino, experimente mudar. Faça o seu jogo de basket num campo ao ar livre, faça jogging no meio do parque da cidade ou troque mesmo a piscina olímpica pelo mar da praia (mas sempre devidamente vigiado). Mude o seu ambiente natural e redescubra novas energias e novas formas de praticar o seu desporto favorito.

Lembre-se: renove o seu interesse e os seus objectivos de forma a melhorar a sua performance, aumentar as suas energias durante o treino, e obter os resultados que pretende mais rapidamente.

A sua votação: 
4.6875